Brisa promete acelerar obras na A1 para minimizar transtornos

15/06/2018

O presidente da Brisa comprometeu-se, esta sexta-feira, com o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira a tomar medidas para que as obras em curso de reabilitação do separador central da Auto-estrada do Norte (A1) fiquem concluídas no final de Agosto, um mês mais cedo do que o anteriormente previsto. Segundo a edilidade vila-franquense, a Brisa concordou com uma reprogramação dos trabalhos, que já não vão parar durante todo o mês de Agosto como estava previsto.

 

A empresa terá, também, solicitado ao empreiteiro que intensifique as obras. Recorde-se que, na quarta-feira, todas as forças partidárias representadas na Câmara vila-franquense aprovaram uma moção que exige medidas de minimização dos transtornos que a situação está a causar aos utentes. E reclamaram a suspensão da cobrança de portagens entre Alverca e Vila Franca de Xira, como forma de compensar a quebra de qualidade do serviço na A1.

 

Os trabalhos, iniciados no final de Maio, envolvem a reabilitação do separador central da Auto-estrada do Norte entre Sacavém e Vila Franca de Xira e a melhoria do respectivo sistema de drenagem. Obrigam à supressão da via da esquerda em cada um dos sentidos de circulação, o que tem originado extensas filas no troço da A1 entre Alverca e Santa Iria D’Azóia e nos respectivos nós de acesso. Agora, a Câmara de Vila Franca de Xira diz, em comunicado, que Vasco Mello, presidente do conselho de administração da Brisa, concordou, em em reunião com Alberto Mesquita (presidente da edilidade vila-franquense),

 

numa reprogramação dos trabalhos em curso, esperando a autarquia que as alterações a introduzir venham a minimizar as consequências desfavoráveis para o trânsito e para os utentes. “De acordo com esta reprogramação, as obras não serão interrompidas em Agosto (exceto na primeira semana), pelo que a intervenção estará concluída no final desse mês e já não haverá obras na A1 no mês de Setembro”, sustenta a Câmara, frisando que a Brisa informou, ainda, que já solicitou ao empreiteiro que proceda à intensificação das obras em curso, para que as mesmas se desenvolvam de forma mais célere.

 

Na quarta-feira, a Câmara vila-franquense aprovou, por unanimidade, uma moção, apresentada pela CDU, que exigia uma “alteração profunda” do plano de obras por forma a “mitigar os transtornos causados à população”. Nuno Libório, vereador da CDU, disse mesmo que “a Brisa continua a não acautelar os interesses dos utilizadores”, mas que a empresa concessionária tem que perceber que “não é dona disto tudo” e que, nas actuais condições de circulação, a Câmara “deve exigir a suspensão do pagamento de portagens” entre Alverca e Vila Franca de Xira.

 

Saiba mais na edição impressa de 20 de Junho do Voz Ribatejana

 

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Please reload

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Please reload

Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
Please reload

Contador de Visualizações

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 2126)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (93 88 50 664), Afonso Braz (93 66 45 773), Carlos Pinto (96 44 70 639)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (24 números) 12 euros - Resto da Europa - 1 ano 40 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300