Vila Franca quer obras na A1 feitas de noite

04/06/2018

Os trabalhos de reabilitação do separador central da Auto-estrada do Norte (A1) entre Sacavém e Vila Franca de Xira, que a Brisa iniciou no dia 28, estarão a contribuir para o agravamento das condições de circulação na Estrada Nacional 10 (EN10), sobretudo nas freguesias de Alverca, Forte da Casa e Póvoa de Santa Iria. As filas aumentam, sobretudo nas horas de ponta e nas zonas de acesso à A1.

 

Utentes e autarcas do concelho reclamam medidas e a Câmara solicitou à Brisa que desenvolva esta obras apenas em período nocturno. Mas a empresa concessionária disse, ao Voz Ribatejana, que uma medida desse tipo não será viável, porque os trabalhos implicam a retirada do separador central e a suspensão da circulação nas vias da esquerda, ficando a zona em obra permanentemente vedada com blocos móveis de betão.

 

A empreitada de “Reabilitação do separador central da A1 entre Sacavém – Alverca – Vila Franca de Xira” está programada para uma duração de quatro meses, entre Maio e Setembro. A Brisa apelou previamente à compreensão dos utentes para eventuais inconvenientes, mas garante que “os possíveis incómodos serão largamente compensados pelo nível de qualidade, segurança e conforto que resultam de uma auto-estrada melhor adaptada às necessidades de quem a utiliza”.

 

Só que os problemas de circulação nas vias de acesso à A1, sobretudo nas ligações aos nós de Alverca e Santa Iria D’Azóia, agravaram-se bastante nos últimos dias. “São obras que terão uma duração até Setembro e prevêem a supressão das vias da esquerda na auto-estrada, obras que decorrerão em contínuo 24 sobre 24 horas e solicitamos à Câmara que tenha algumas iniciativas no sentido de acautelar o impacto que estão a ter sobre o trânsito e a mobilidade no concelho de Vila Franca de Xira”, disse Nuno Libório, vereador da CDU, na última sessão camarária vila-franquense.

 

“Quem hoje atravessa a cidade de Alverca e tenta aceder à A1 confronta-se com um trânsito ainda mais complicado do que o habitual”, referiu. José António Oliveira, vice-presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, sublinhou, que a edilidade foi notificada pela Brisa do início dos trabalhos. “Estivemos no local e demos indicações para que fosse notificada a Brisa no sentido de que as obras sejam efectivadas em período nocturno. Solicitámos formalmente à Brisa que a intervenção seja feita em período nocturno e estamos à espera de uma resposta”, explicou.

 

Saiba mais na Edição impressa de 06 de Junho do Voz Ribatejana

 

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Please reload

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Please reload

Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
Please reload

Contador de Visualizações

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 2126)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (93 88 50 664), Afonso Braz (93 66 45 773), Carlos Pinto (96 44 70 639)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (24 números) 12 euros - Resto da Europa - 1 ano 40 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300