Ambiente investe 1 milhão para salvar Mouchão da Póvoa

01/06/2018

O Ministério do Ambiente vai investir 1,07 milhões de euros na reparação de um rombo de 120 metros no dique do Mouchão da Póvoa, que levou à inundação de grande parte desta que é a maior ilhota do Tejo, situada no concelho de Vila Franca de Xira. O rombo foi detectado há cerca de 2 anos, mas só depois de várias vicissitudes é que a tutela decidiu canalizar verbas do Fundo Ambiental para esta reparação, que deverá demorar cerca de seis meses.

 

O contrato da empreitada foi assinado, esta semana, na Póvoa de Santa Iria, numa cerimónia que contou com a presença do ministro e do secretário de Estado do Ambiente e do presidente da Câmara de Vila Franca de Xira. João Matos Fernandes, ministro do Ambiente, disse, ao Voz Ribatejana, que a empreitada só avança nesta altura porque uma intervenção da ordem de um milhão de euros não podia ser feita por ajuste directo e sem concurso público. “Vamos recuperar uma estrutura muito importante para o equilíbrio ecológico do Tejo.

 

Este mouchão é, de facto, um santuário da avifauna, faz parte da Reserva Natural do Estuário do Tejo. Vamos reparar aquele rombo, recuperá-lo, fazendo um novo muro (dique) com novo enroncamento. Depois, vamos ter que drenar toda a água que entrou para dentro do mouchão e aterrá-lo com as próprias terras que vieram para a cala Norte e que têm que sair dali”, vincou o governante, sublinhando que este é o maior mouchão do Tejo e que o objectivo futuro do Ministério do Ambiente é relançar a actividade agrícola pelo menos em 900 dos seus 1200 hectares.

 

Como explicou na oportunidade o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, o Mouchão da Póvoa teve uma grande tradição agrícola ao ponto de estar documentado que o primeiro tractor mecânico que entrou em Portugal foi exactamente comprado para trabalhar no Mouchão da Póvoa. Nesta ilhota houve também uma exploração de águas minerais e o mouchão serviu, igualmente, para várias actividades ligadas aos primórdios da aviação em Portugal.

 

Saiba mais na edição impressa de 06 de Junho do Voz Ribatejana

 

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Please reload

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Please reload

Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
Please reload

Contador de Visualizações

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 2126)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (93 88 50 664), Afonso Braz (93 66 45 773), Carlos Pinto (96 44 70 639)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (24 números) 12 euros - Resto da Europa - 1 ano 40 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300