top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
CMB 252x115-2.jpg
XiraSoundFest24_Voz Ribatejana_17,8x6,6cm(1).jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Romaria do Senhor da Boa Morte mantém a tradição em Povos


A Romaria do Senhor da Boa Morte, um dos mais tradicionais festejos da região ribatejana, tem como ponto alto a Quinta-feira da Ascensão, que este ano se assinala a 10 de Maio. Mas o programa iniciou-se no dia 26 de Abril e prossegue no próximo fim-de-semana com convívio partilhado e celebração eucarística na ermida sobranceira a Povos. Com origens seculares, a Romaria ao Santuário do Senhor Jesus da Boa Morte continua a atrair muitos peregrinos, que fazem questão de manifestar a sua fé e de celebrar também a “Quinta-Feira da Espiga” – feriado municipal em muitos concelhos da região – no alto do monte sobranceiro a Povos.

Este ano, o programa iniciou-se a 26 de Abril com celebração eucarística e prosseguiu no dia 29 com convívio partilhado, actuação do grupo coral jovem da Paróquia da Castanheira do Ribatejo e celebração eucarística. Já na tarde do próximo domingo (dia 6) haverá convívio partilhado, recitação do terço e eucaristia. Ao fim da tarde de dia 9 (19h00) abre a quermesse no alto do monte. Na ermida haverá, depois, recitação do terço, seguida de Procissão das Velas com a imagem de Santa Maria de Povos.

No dia 10, Quinta-Feira da Ascensão, o Encontro de Peregrinos junto ao pelourinho de Povos está marcado para as 10h30.Segue-se a subida ao santuário, onde se realiza a celebração eucarística a partir das 11h00, com a participação de D. Nuno Brás Martins, Bispo Auxiliar de Lisboa. A Procissão em redor do santuário tem início às 12h30, com a tradicional bênção da cidade e dos campos. Depois, durante a tarde, desenvolve-se a parte mais profana do programa com folclore (15h00) e baile popular (16h00) com o organista Quim Botas.

Saiba mais na Edição impressa de 09 de Maio do Voz Ribatejana

Tags:

300x250px_banner.png
Bombeiros VFX2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 16 de abril ESFC vs.jpg
bottom of page