EB 2.3 de Vialonga vai ter obras de 4 milhões

28/04/2018

A Escola Básica dos 2º. e 3º. Ciclos de Vialonga, considerada uma das que tem piores condições de funcionamento no concelho de Vila Franca de Xira, vai ter um projecto de requalificação e ampliação estimado em cerca de 4 milhões de euros. O primeiro passo foi dado esta sexta-feira com a assinatura de um acordo entre a Câmara e o Ministério da Educação para a execução do projecto. O concurso e a obra devem avançar em 2019.

 

Inaugurada em 1988 com capacidade para 600 alunos, a EB 2.3 de Vialonga tem hoje cerca de 1200 alunos e, em 30 anos, praticamente não beneficiou de obras significativas de manutenção. Sobrelotada, a escola tem parte das turmas a funcionar em contentores sem climatização, blocos e recreio com coberturas de amianto, rede eléctrica insuficiente e degradada, salas com infiltrações e alunos obrigados a percorrer quase um quilómetro a pé para terem aulas de educação física ou de música.

 

Em 2010, a Parque Escolar chegou a planear um investimento de 16 milhões de euros na EB 2.3 de Vialonga, mas o processo parou com a entrada em funções do primeiro governo de Passo Coelho. Associação de Pais, professores e autarcas locais têm desenvolvido as mais variadas iniciativas, desde petições a abaixo-assinados, passando por concentrações e vigílias, mas o projecto nunca mais foi desbloqueado e a escola degrada-se de ano para ano.  

 

Agora, o Ministério da Educação e a Câmara de Vila Franca de Xira assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para a Requalificação e Modernização da EB 2.3 de Vialonga. O programa funcional prevê um investimento na casa dos 4 milhões de euros, com uma requalificação global das instalações, a construção de novas salas, a cobertura do recinto utilizado nas aulas de educação física e a construção de um auditório para ensaios e actividades da Associação Orquestra de Vialonga.

 

Pais e Junta de Vialonga mostram-se satisfeitos com o avanço do processo, mas acham que o montante previsto “sabe a pouco” e que a freguesia e a escola precisam e merecem um projecto de maior dimensão, que permita também alargar a o seu funcionamento ao ensino secundário. Câmara e Ministério sustentam que é o investimento possível nesta altura e que escola ficará com muito melhores condições de funcionamento.

 

Saiba mais na Edição impressa de 09 de Maio do Voz Ribatejana

 

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Please reload

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Please reload

Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
Please reload

Contador de Visualizações

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 2126)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (93 88 50 664), Afonso Braz (93 66 45 773), Carlos Pinto (96 44 70 639)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (24 números) 12 euros - Resto da Europa - 1 ano 40 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300