Região celebra 44 anos da Revolução de Abril

24/04/2018

As comemorações da Revolução de Abril têm um programa vasto na região. No concelho de Vila Franca de Xira, a conquista da liberdade será festejada com na noite desta terça-feira com o concerto “Canções de Abril” de Carlos Alberto Moniz. Um espectáculo que se realiza no auditório da Filarmónica Alverquense e que conta, também, com participações do Grupo Coral “Unidos do Baixo Alentejo” e de alunos da Escola EB 1 de Arcena. Haverá, ainda, intervenções de representantes das forças políticas representadas nos órgãos da União de Freguesias de Alverca e Sobralinho.

 

Já na manhã de dia 25, depois da deposição de uma coroa de flores junto ao Monumento aos Combatentes, realiza-se a sessão solene comemorativa, promovida pela Assembleia Municipal de Vila Franca na Fábrica das Palavras. A Junta de Freguesia de Vila Franca organiza, também, um conjunto de actividades comemorativas em colaboração com associações locais. Sob o lema “Liberdade para Todos”, no dia 25 haverá manhã de actividades lúdico-culturais no Largo da Câmara, com pintura ao vivo, xadrez, exibições culturais e desportivas e insufláveis. Já no bairro de Povos, as comemorações estendem-se por todo o dia e são organizadas pela Junta em parceria com o Projecto Poder (Es) colher.

 

A Junta de Freguesia de Vialonga inaugurou hoje a exposição de trabalhos concorrentes ao concurso de cartazes do 25 de Abril, que ficará patente no salão da autarquia vialonguense. Já a Junta da Castanheira e Cachoeiras promove sessões solenes comemorativas na noite de dia 24 nas principais localidades da união de freguesias. Na Castanheira, nas Cachoeiras, nas Quintas e na Vala do Carregado haverá bailes, distribuição de cravos, actuação de grupos locais, intervenções alusivas e fogo de artifício. Já no dia 25, destaque para a caminhada com partida nas Cachoeiras.     

 

Em Arruda dos Vinhos, Câmara e Assembleia municipais promovem várias actividades, com o espectáculo “Canções de Abril” na noite deste dia 24 no auditório municipal. Na manhã de dia 25, realce para a sessão solene (10h00) no auditório municipal, seguida de inauguração da exposição “Não Apaguem a Memória” na sala polivalente do posto de turismo. À tarde, no salão nobre dos Paços do Concelho (16h00), haverá “Conversas de Fim de Tarde” sobre o tema “Os Clandestinos”.   

 

O Município de Benavente, em parceria com as juntas de freguesia e outras entidades locais, promove também um conjunto alargado de actividades comemorativas dos 44 anos do 25 de Abril de 1974. Na cidade de Samora Correia desenrola-se o designado “Palácio de Portas Abertas”, com várias actividades previstas. No dia 24, na vizinha Praça da República, haverá exposição e venda de artesanato. Depois, a partir das 21h30, a Associação Teatral “Os Revisteiros” apresenta o espectáculo de teatro de rua “O Povo saiu à Rua”.

 

Segue-se a primeira projecção de videomapping na fachada do Palácio do Infantado (22h45). Quinze minutos depois tem início um concerto de Abel Fava, seguido de fogo de artifício previsto para a meia-noite e de uma nova projecção de vídeomapping. Já no dia 25, as comemorações do 25 de Abril em Samora Correia abrem com pintura e mega-aula de ginástica na Praça da República. No mesmo espaço, a tarde de animação e dança integra actuações dos grupos Sabor Flamenco, Alma Flamenca, Follow Dance, Atenugisc e dança desportiva da AREPA (Porto Alto).

 

Segue-se (16h30) um desfile de colectividades e instituições pelas ruas da cidade, que antecede concertos da Banda Juvenil da SFUS e de Los Garboneros. Haverá, ainda, uma terceira projecção de videomapping na fachada do Palácio do Infantado. Na vila de Benavente, a manhã de dia 25 será preenchida com actividades lúdicas e desportivas no Parque 25 de Abril. À tarde, a sessão solene tem lugar no edifício dos Paços do Concelho de Benavente a partir das 14h30, seguida por desfile comemorativo com a participação das colectividades, que culmina junto ao Monumento ao Trabalhador Rural.

 

No concelho de Salvaterra de Magos será inaugurada, na manhã de dia 25 (11h30), na Biblioteca Municipal, a exposição “Itinerários de conquistas e direitos das Mulheres”, cedida pelo Movimento Democrático das Mulheres (MDM). Antes (10h30), irá decorrer uma sessão solene da Assembleia Municipal, na Praça da República, em Salvaterra de Magos, precedida de uma arruada pela Banda da Associação Cultural e Musical de Salvaterra de Magos.

 

Saiba mais nas edições impressas de 25 de Abril e 09 de Maio do Voz Ribatejana

 

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Please reload

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Please reload

Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
Please reload

Contador de Visualizações

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 2126)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (93 88 50 664), Afonso Braz (93 66 45 773), Carlos Pinto (96 44 70 639)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (24 números) 12 euros - Resto da Europa - 1 ano 40 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300