“Terra Franca” de Leonor Teles ganha prémio em Paris

07/04/2018

Baseada na vivência e nas ligações familiares e comunitárias de um pescador de Vila Franca de Xira, a primeira longa-metragem de Leonor Teles ganhou o prémio da Competição Internacional no 40º. Festival de Cinéma du Réel que se realiza em Paris. A Câmara vila-franquense congratulou-se com a distinção e promete avaliar uma proposta do Bloco de Esquerda para criar, em Vila Franca, um festival de cinema ligado à temática do realismo.    

 

Leonor Teles, que completa 26 anos no final de Abril, explica que este “Terra Franca”, filmado em Vila Franca de Xira, é um retrato de família, o retrato de um pescador e da união da sua família e dos que lhe estão mais próximos. O pescador vila-franquense Albertino Lobo é a personagem central do filme, produzido pela empresa “Uma Pedra no Sapato”.

 

“À beira do Tejo, numa antiga comunidade piscatória, um homem vive entre a tranquilidade solitária do rio e as relações que o ligam à terra. “Terra Franca” retrata a vida deste pescador, atravessando as quatro estações que renovam os ciclos da natureza e acompanham as contingências da vida de Albertino Lobo”, explica a sinopse do filme.

 

Já na quarta-feira, a Câmara vila-franquense aprovou um voto de congratulação por mais esta distinção obtida por Leonor Teles e pelo seu contributo para a afirmação internacional de Vila Franca de Xira. Carlos Patrão, vereador do Bloco de Esquerda, sugeriu a criação, em Vila Franca, de um festival de cinema ligado a estas questões do realismo.

 

“A nossa terra está muito ligada a este tipo de estética sobre o real e sobre a contemporaneidade. E também é um factor que distingue Vila Franca de outros concelhos. Poderíamos aproveitar este prémio e criar um evento sobre esta temática”, defendeu Carlos Patrão.

 

“Ficava bem a Vila Franca e distinguia-se de outros festivais que existem no nosso País. E também nos poderia incluir dentro desse roteiro de festivais de cinema que existem em Portugal”, vincou. Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, reconheceu que a organização de um festival “é uma ideia interessante” e prometeu ver se é possível.

 

Saiba mais na edição impressa de 11 de Abril do Voz Ribatejana

 

Tags:

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Please reload

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Please reload

Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
Please reload

Contador de Visualizações

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 2126)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (93 88 50 664), Afonso Braz (93 66 45 773), Carlos Pinto (96 44 70 639)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (24 números) 12 euros - Resto da Europa - 1 ano 40 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300