Jorge Talixa
Novo Hospital faz 5 anos e aumenta cirurgias e consultas
O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) está a assinalar o quinto aniversário das suas novas instalações. Os responsáveis da unidade fazem um balanço “muito positivo” destes cinco anos e salientam o grande aumento verificado nos números de consultas, cirurgias e partos. Já os utentes apontam melhorias, mas queixam-se dos tempos de espera na urgência e dos custos do estacionamento.
Nestes cinco anos, de acordo com dados divulgados pela unidade de saúde, o Hospital de Vila Franca de Xira realizou 7.600 partos, 708 mil consultas, 74 mil internamentos, 53 mil cirurgias, 643 mil episódios de urgência e 2,4 milhões de exames, registando “um constante aumento da procura”.
O HVFX realça, igualmente, a política de “forte aproximação à comunidade”, através da promoção de hábitos de vida saudáveis e de ações de cariz social, “com destaque para as Bolsas de Solidariedade, que já apoiaram 35 projetos de instituições particulares de solidariedade social dos cinco concelhos da área de influência do Hospital”.
As comemorações do 5º. aniversário das novas instalações do Hospital decorrem de 2 a 4 de Abril. De segunda a quarta-feira, o HVHX convida os mais pequenos a trazerem os seus bonequinhos ao “Hospital da Bonecada”, que está a funcionar no átrio principal da unidade - dias 3 e 4 de Abril, entre as 10h e as 17h.
Uma iniciativa promovida em parceria com a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, que tem como objetivo “desmistificar o medo das crianças pela "bata branca", ao acompanharem o seu boneco, que é tratado por estudantes da área da saúde, em diferentes fases do percurso clínico”.
Ainda na segunda-feira houve música com agrupamentos do Ateneu Vilafranquense e da CerciPóvoa e teatro com “Os Revisteiros” de Samora Correia. Já no dia 4 de Abril, quarta-feira, o HVFX desafia a população a aprender a identificar os sinais de alerta e a prevenir o AVC, com uma iniciativa gratuita de sensibilização, ensino e rastreio, que decorrerá no átrio do Hospital, entre as 10h00 e as 17h00 – esteve prevista para o largo da estação de Vila Franca mas foi transferida devido à previsão de más condições climatéricas.
Saiba mais nas edições impressas de 28 de Março e 11 de Abril do Voz Ribatejana