Vila Franca quer acabar com plátanos e choupos nas escolas

24/03/2018

Os problemas associados a determinadas espécies de árvores vão gerando controvérsia e dividindo opiniões. A Câmara de Vila Franca de Xira assume, agora, que, progressivamente, pretende abater todos os plátanos e choupos existentes nas escolas sob a sua responsabilidade, substituindo-os por outro tipo de árvores. O executivo camarário vila-franquense é, também, acusado pela CDU de estar agora a permitir determinadas podas e acções de abate de árvores que não permitia no mandato anterior.

 

Alberto Mesquita, presidente da edilidade, garante que os regulamentos são cumpridos e que a prioridade será promover ao abate de árvores doentes que possam oferecer riscos para a população, mas reconhece também há situações complexas de árvores que não serão adequadas para espaços públicos. Mário Calado, vereador da CDU, interpelou o executivo de maioria PS na última sessão camarária, apontando o caso do plátano existente na Rua Maria Lamas (Bom Retiro), que foi alvo de uma poda bastante significativa nos últimos dias.

 

O eleito da coligação liderada pelo PCP estranhou que, no mandato anterior, quando era presidente da Junta de Vila Franca, a Câmara tenha sempre colocado muitos obstáculos a este tipo de podas e que, agora, com o PS à frente da Junta já as permita. “Por que é que nem permitiam cortar uma tranca e agora chega-se lá e corta-se. Isto tem que estar regulamentado, não pode ser assim. Isto não é inocente”, criticou Mário Calado.

 

Alberto Mesquita garantiu, por seu turno, que não há aqui questões de natureza político-partidária e que simplesmente deu uma orientação diferente para este tipo de situações, porque considera que se há uma árvore que está a causar graves prejuízos às pessoas “tem que se actuar, mesmo que não esteja em más condições fitossanitárias”, vincou. “Nas escolas, principalmente nas escolas, choupos e plátanos vamos abatê-los todos.

 

Vamos substitui-los por outras espécies que não causem os problemas que estas espécies causam. Se as podas não são feitas convenientemente, têm ramadas que, se caiem em cima de alguém, é muito perigoso”, salientou o presidente da Câmara, frisando que estas espécies também desenvolvem muitas raízes que danificam os pisos e as canalizações. E explicando que este objectivo de substituição de choupos e plátanos nos recintos das escolas será desenvolvido de forma faseada.

              

Saiba mais na edição impressa de 28 de Março do Voz Ribatejana       

 

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Please reload

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Please reload

Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
Please reload

Contador de Visualizações

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 2126)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (93 88 50 664), Afonso Braz (93 66 45 773), Carlos Pinto (96 44 70 639)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (24 números) 12 euros - Resto da Europa - 1 ano 40 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300