• Jorge Talixa

14 de Agosto vai ser “Dia das Tertúlias Móveis”


A Câmara de Arruda dos Vinhos aprovou a institucionalização do dia 14 de Agosto como o “Dia das Tertúlias Móveis” do concelho. Já no próximo 14 de Agosto, a autarquia pretende entregar formalmente a candidatura das tertúlias e dos festejos taurinos locais ao inventário do património cultural português.

Consciente de que as “Tertúlias Móveis” fazem parte de uma ancestral tradição taurina em Arruda dos Vinhos e que as largadas de toiros pelas ruas da vila, integradas nos Seculares Festejos em Honra de Nossa Senhora da Salvação, “constituem uma manifestação cultural que mobiliza toda a comunidade arrudense, como parte de um processo de socialização”, a Câmara aprovou esta proposta por unanimidade.

O presidente da edilidade sublinha que esta iniciativa tem a ver com um projecto mais lato de candidatura das tertúlias móveis e das largadas de toiros das Festas de Agosto a património imaterial português. “É um fenómeno singular. Temos cerca de 12 tertúlias móveis e duas a três fixas.

Se cada uma movimentar cerca de 100 pessoas, algumas até mais, isso significa que cerca de 10 por cento da população do concelho está envolvida, para além de muita gente também vinda de fora. É um movimento que está a crescer”, sustenta André Rijo, lembrando que as actividades desenvolvidas com e pelas tertúlias no dia 14 de Agosto já estão institucionalizadas e passam, agora, a designar-se mesmo “Dia das Tertúlias Móveis”.

Saiba mais na Edição impressa de 14 de Março do Voz Ribatejana

Tags:

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações