• Jorge Talixa

Vasco Gargalo é o Melhor Cartoonista Europeu de 2017


Vasco Gargalo, cartoonista e ilustrador vila-franquense, foi distinguido, no dia 3, pela Cartoon Home Network Internacional, com o Prémio de Melhor Cartoonista Europeu em 2017. A distinção foi atribuída por este canal de informação dedicado à arte, fotografia, caricatura e cartoon, numa iniciativa que realça o trabalho de sete cartoonistas de outras tantas regiões do Mundo.

Os designados “Best of 2017” premeiam os melhores cartoonistas do ano na América do Sul, América do Norte, África, Ásia, Médio Oriente e Europa, e Vasco Gargalo ganhou o Prémio de Melhor Cartoonista Europeu. A distinção motivou, também, um voto de louvor, aprovado na última sessão camarária. O documento sublinha que Vasco Gargalo nasceu em Vila Franca em 1977. “Jornalista e ilustrador de imprensa freelance, o seu trabalho tem vindo a ser publicado em vários órgãos de comunicação social nacionais e internacionais.

Algumas das suas melhores ilustrações podem ser vistas em jornais e revistas como a Revista Sábado, Jornal Expresso, “Courrier International”, “Le Monde Diplomatique” (edição portuguesa), Jornal I e também na Revista “Groene Amsterdammer" e “Spotsatire Magazine" (imprensa internacional)”, refere o voto de louvor da Câmara, frisando que Vasco Gargalo tem-se dedicado, também, à ilustração de livros infantis desde 2008, com trabalhos seus a integrarem diversas publicações, ilustrando textos de autores como Manuel António Couto Viana, José Luís Peixoto e Luísa Ducla Soares.

Trabalho que deu mote à exposição “Para Crianças que ainda somos…”, que esteve patente na Biblioteca Municipal-Fábrica das Palavras até ao passado dia 14 de Janeiro. Segundo palavras do próprio Vasco Gargalo, o seu propósito primordial é “desenhar a favor da liberdade de expressão e da paz”, refere o voto de louvor apresentado pela vereadora Manuela Ralha.

Saiba mais na Edição impressa de 17 de Janeiro do Voz Ribatejana

Tags:

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações