Vila Franca e Alhandra vão ter 20 câmaras de videovigilância

10/01/2018

O Ministério da Administração Interna (MAI) autorizou a instalação e utilização de um sistema de videovigilância em espaços públicos das freguesias de Vila Franca de Xira e de Alhandra. O projecto, desenvolvido em parceria pela Câmara vila-franquense e pela PSP, contempla a instalação de 20 câmaras ao longo do passeio ribeirinho que liga as duas localidades, no Parque Urbano do Cevadeiro, junto à Biblioteca Municipal “Fábrica das Palavras” e no Jardim Municipal Constantino Palha.

 

Tal como revelou o Voz Ribatejana na sua edição de 13 de Dezembro passado, a iniciativa recebeu parecer favorável da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), mas fica sujeita a algumas condicionantes já previstas na legislação. No Diário da República do passado dia 2 de Janeiro foi publicado um despacho da secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna que autoriza o avanço do projecto.

 

“A medida destina-se a uma melhor proteção e segurança das pessoas e bens, visando também a prevenção da prática de crimes naqueles locais. Serão naturalmente salvaguardadas as medidas previstas na lei de respeito pela privacidade dos moradores e visitantes da zona ribeirinha de Vila Franca de Xira”, sustenta a edilidade vila-franquense.“Foi finalmente publicado o despacho que nos permitirá instalar este sistema de videovigilância em espaços que vão desde o caminho pedonal ribeirinho até ao Jardim Constantino Palha.

 

Em cerca de 3, 5 quilómetros serão colocadas 20 câmaras, de forma a assegurar uma melhor protecção das pessoas. Pretende também evitar algum vandalismo, nomeadamente em algum mobiliário urbano”, explica António Félix, vereador da Câmara de Vila Franca de Xira, vincando que este projecto está a ser desenvolvido em articulação com a PSP e que a nova esquadra da sede de concelho já contemplou espaços para a PSP poder fazer a monotorização de todo este sistema.

 

Saiba mais na edição impressa de 17 de Janeiro do Voz Ribatejana

 

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Please reload

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Please reload

Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
Please reload

Contador de Visualizações

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 2126)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (93 88 50 664), Afonso Braz (93 66 45 773), Carlos Pinto (96 44 70 639)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (24 números) 12 euros - Resto da Europa - 1 ano 40 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300