top of page
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana_compressed-page-001_edited.jpg
Campanha Vale+_jul2024-2.jpg
Banner LPCC-2.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Ávinho dinamiza Aveiras de Cima e concelho de Azambuja


Expositores, tradições, provas de vinhos gratuitas e muita animação marcam a edição 2023 da ÁVINHO-Festa do Vinho e das Adegas, que se realiza, em Aveiras de Cima, de 14 a 16 de Abril. A décima-sexta edição do certame arranca ao fim da tarde desta sexta-feira (18h00) com uma visita inaugural às ruas da festa, onde está prevista a presença da ministra da Agricultura. À noite actua a conhecida Rosinha.


A décima-sétima edição da ÁVINHO-Festa do Vinho e das Adegas realiza-se, já de sexta a domingo (14 a 16 de Abril), na vila de Aveiras de Cima, no concelho de Azambuja. Organizado em parceria pela Câmara Municipal de Azambuja, Junta de Freguesia de Aveiras de Cima e “Associação Vila Museu do Vinho”, o evento promete muita animação, provas de vinhos e dezenas de expositores diversos.


Por 2,5 euros, o visitante pode adquirir uma caneca de barro alusiva ao evento, que pode guardar como recordação e que lhe dá acesso a provar, gratuitamente, todos os vinhos de mais de uma dezena de vitivinicultores participantes na festa. “Além da constante animação com as bandinhas de rua, destaque para o fado amador itinerante pelas diversas adegas, na noite de sexta-feira, e para o desfile etnográfico “O Ciclo do Vinho”, às quatro da tarde de sábado.


As varandas e fachadas enfeitadas sob o tema do vinho, fruto do envolvimento da população local, são outro atrativo da festa”, sublinha a edilidade de Azambuja, frisando que todas as actividades da Ávinho têm entrada livre. A nível musical, a edição deste ano tem como cabeças de cartaz a cantora Rosinha (sexta-feira, às 24h00) e o cantor José Cid com Banda (sábado, também à meia-noite).


Após os concertos, haverá duas novidades nesta edição, um “Baile à Moda Antiga” e atuações de DJ’s. Os bailes terão lugar às 01h00, na sexta-feira com o Quarteto Nelson Pisco e ao sábado com o Grupo de Cantigas e Tradições da Lapa. Seguir-se-á, no Largo da República, à 01h30 da madrugada, animação na sexta-feira com o DJ Zezócas & Rod Tha Funk e no sábado com o DJ Vassalo.


O arranque oficial da ÁVINHO 2023 terá lugar às 18h00 da próxima sexta-feira, na Praça da República. Na visita inaugural às ruas do evento, haverá a tradicional oferta (só neste dia) de febras, pão e vinho. No sábado, às 16h00, “as ruas de Aveiras de Cima são invadidas por centenas de visitantes para ver passar os grupos e carros alegóricos com a demonstração das diversas fases do “Ciclo do Vinho”, desde a plantação do bacelo até à prova do vinho na taberna.


Uma grande manifestação cultural com a participação dos diversos ranchos folclóricos do concelho de Azambuja”. No último dia, domingo, o Largo da República volta a atrair as atenções, com uma recriação etnográfica intitulada “A Adiafa, Fim de Safra”, mais uma vez com a participação dos grupos etnográficos do concelho, seguida da entrega de prémios às melhores ornamentações.


Pelas 18h00, a tradicional arruada da banda da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima marcará o encerramento da décima sétima edição da ÁVINHO.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Comentários


anuncio-ajustado.jpg
cartaz_mupi_grcbr-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheitas julho 2024 PSIRIA.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

bottom of page