Worten lança maior plataforma logística na Castanheira
- Jorge Talixa
- 19 de jul.
- 2 min de leitura

Com um total de 115 mil metros quadrados de área coberta, a desenvolver de forma faseada, o “Worten Orders Park” deverá ser a maior plataforma logística construída em Portugal. As terraplanagens já decorrem na Castanheira do Ribatejo e as obras foram oficialmente lançadas, na sexta-feira, numa cerimónia que juntou responsáveis da Worten, da Merlin Properties e da Câmara de Vila Franca de Xira.
Com uma rede de 200 lojas físicas e uma aposta crescente nas vendas online, a Worten possui seis armazéns/entrepostos espalhados por vários pontos do País. Para gerar mais eficiência e maior capacidade de trabalho, a empresa do grupo Sonae decidiu investir numa grande plataforma logística que centralize as suas operações. O projecto foi desenvolvido para uma área de quase 12 hectares da Plataforma Logística de Lisboa Norte (PLLN) e já está em obra, prevendo-se que a primeira fase fique concluída até 2028.
Ismael Clemente, presidente da Merlin Properties (empresa espanhola detentora da PLLN), destacou a importância do momento. “Portugal tem sido muito importante para a Merlin, onde chegámos em 2015. Estamos muito satisfeitos com o lançamento desta que é a maior infra-estrutura logística desenvolvida neste País”, vincou, considerando que a PLLN da Castanheira do Ribatejo tem sido “um verdadeiro ponto de viragem” na logística portuguesa.

Já Mário Pereira, presidente da comissão executiva da Worten, destacou a qualidade e a modernidade deste projecto, frisando que “nos vai permitir reforçar a operação nas mais de 200 lojas e apostar cada vez mais no online, com soluções flexíveis, com qualidade e com preços competitivos”. Apostar mais na internacionalização será outro dos objectivos da Worten para os próximos anos, tendo como base a grande plataforma logística da Castanheira do Ribatejo.
Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, realçou que esta zona norte do concelho está a afirmar-se cada vez mais como o maior pólo de desenvolvimento económico da Área Metropolitana de Lisboa, atraindo os maiores investimentos em curso, quer no domínio da logística, quer das tecnologias, com o Data Center também já em construção na PLLN.
Fernando Paulo Ferreira observou que a intermodalidade é outra das vantagens desta área, com o nó de acesso à A1, a obra do porto fluvial da Castanheira recentemente lançada e o ramal ferroviário que a Câmara tem vindo a defender junto da IP e do Governo. “Nos últimos dois/três anos, os maiores investimentos económicos do País têm sido feitos aqui. Este sítio, que no início foi pensado para permitir o desenvolvimento da logística, hoje em dia é muito mais do que isso”, concluiu.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana