• Jorge Talixa

Vilafranquense empata e sobe na tabela da II Liga


A União Desportiva Vilafranquense empatou, esta segunda-feira, no recinto do Estrela da Amadora e subiu ao quinto lugar da II Liga com 17 pontos em onze jogos disputados. Já no próximo sábado, a equipa de Vila Franca de Xira recebe o Tondela (em Rio Maior) em mais uma partida importante na discussão dos primeiros lugares. O jogo de segunda-feira, no Estádio do Jamor, ficou marcado pelo regresso do guardião titular Pedro Trigueira – afastado nas últimas cinco partidas por lesão.


A ausência de Trigueira coincidiu com um período negativo da equipa com um empate e quatro derrotas somadas, depois de cinco vitórias consecutivas. Mas se regressou Pedro Trigueira, esteve ausente Nenê, veterano goleador da equipa, que não pode jogar por castigo (acumulação de cartões amarelos).


O Vilafranquense ressentiu-se claramente da sua ausência, revelando alguma falta de capacidade para criar perigo. Com Sangaré e Bizet também lesionados, a solução encontrada pelo técnico Rui Borges foi adaptar João Mário a ponta de lança. Na defesa também não jogou Gabriel Pereira, igualmente castigado.


Certo é que o Estrela da Amadora entrou melhor na partida e, logo ao minuto 7, inaugurou o marcador, com Gustavo Henriques a desviar um remate para o fundo das redes, numa jogada que suscitou dúvidas de um eventual fora de jogo. O Vilafranquense acusou o toque e com um onze algo remodelado revelou fragilidades no primeiro tempo. Só ao minuto 44 conseguiu criar verdadeiro perigo numa cabeçada de João Mário sobre a barra. Muita coisa mudou após o intervalo.


Os ribatejanos pressionaram mais e mais alto, o Estrela mostrou-se mais nervoso e as oportunidades para o Vilafranquense foram-se sucedendo. Ao minuto 51, João Mário voltou a cabecear sobre a barra, doze minuto depois foi Sílvio a cabecear à figura. O guardião do Estrela também fez algumas boas defesas e Rui Borges fez entrar Umaro Baldé e Eric Veiga. Até que, ao minuto 76, João Mário foi lançado em profundidade e foi derrubado por um defesa contrário.


Na conversão da grande-penalidade, Edson Farias não perdoou e fez o golo da igualdade. Até final sucederam-se as substituições, mas não houve oportunidades sérias de golo. Com este empate, o Vilafranquense igualou o Feirense no quinto lugar – posição de acesso ao play-off de subida, uma vez que Porto B e Benfica B não podem subir.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana


Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
christmas-1089310_960_720_edited.jpg

Contador de Visualizações