ULS investe 3 milhões na cirurgia e cuidados intensivos
- Jorge Talixa

- há 2 horas
- 1 min de leitura

A Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo está a investir perto de 3 milhões de euros no reforço da capacidade tecnológica e das condições de funcionamento dos serviços de cirurgia e de cuidados intensivos do Hospital de Vila Franca de Xira. Estes projectos têm o apoio do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e contemplam, entre outras medidas, a aquisição de um sistema robótico para a cirurgia e de uma central de monitorização para os cuidados intensivos.
Entre as iniciativas em fase mais avançada contam-se a aquisição (através de procedimento centralizado dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde) de um sistema cirúrgico robótico, avaliado em 2,35 milhões de euros, assim como o reforço da Unidade de Cuidados Intensivos, com uma Central de Monitorização, no valor de 370 mil euros. Para o serviço de Cuidados Intensivos está, igualmente, programada a aquisição de oito ventiladores, no valor de 260 mil euros.
“O sistema cirúrgico robótico permitirá realizar intervenções com maior precisão em Cirurgia Geral, Ginecologia, Otorrinolaringologia e Urologia”, explica a ULSETejo, vincando que, na Unidade de Cuidados Intensivos, a nova central de monitorização “permitirá observar, em tempo real e a partir de uma estação central, os sinais vitais de múltiplos doentes”.
“O reforço da UCI completa-se com a aquisição de oito ventiladores, substituindo equipamentos obsoletos e aumentando a capacidade de resposta ventilatória”, acrescenta a ULS, observando que os investimentos em curso “não se esgotam neste pacote e integram um programa mais amplo de modernização tecnológica e clínica em curso na ULS Estuário do Tejo”.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana















