Tejo volta a inundar ruas de Vila Franca de Xira
- Jorge Talixa

- há 1 dia
- 1 min de leitura

A conjugação do aumento dos caudais do Tejo com as marés-cheias originadas pelo Atlântico está a gerar fenómenos de inundação de ruas das zonas baixas de Vila Franca de Xira e de Alhandra que já não se viam há algum tempo. Aconteceu entre as 4h00 e as 6h00 da madrugada desta segunda-feira e repetiu-se, em menor escala cerca das 16h30. Por volta das 5h00 estavam alagadas as ruas 1º de Dezembro, Serpa Pinto, Almirante Cândido dos Reis (parte) e Joaquim Pedro Monteiro.
Para os próximos dias, com a chuva persistente e as descargas das barragens (espanholas e portuguesas) o caudal do Tejo deverá continuar a aumentar e prevêem-se mais algumas inundações, sobretudo na chamada preia-mar que acontece, diariamente, entre as 4h00 e as 6h00 e depois das 16h30. As autoridades recomendam muitas cautelas aos habitantes e frequentadores destas zonas ribeirinhas e aos automobilistas que não deixem viaturas estacionadas nestas áreas.
Câmara e Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira recomendaram um conjunto de precauções, sugerindo que os condutores não deixem viaturas estacionadas em zonas historicamente inundáveis, em locais próximos de rios ou ribeiras ou em ruas ou parques de estacionamento situados em cota baixa. Sublinham, também, que “a subida da água pode ocorrer de forma rápida e inesperada, colocando em risco a sua segurança, a integridade da viatura e o acesso dos meios de emergência”.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana








%20(1)(1)2.jpg)
.jpg)






