Sismos com epicentro em Alenquer alarmam região
- Jorge Talixa
- hĆ” 2 horas
- 1 min de leitura

Dois sismos registados com um intervalo de pouco mais de 2 minutos alarmaram bastante a nossa regiĆ£o. O primeiro deu-se cerca das 12h14 e o segundo antes das 12h17, ambos com epicentro (segundo o IPMA) a 4 quilómetros a noroeste de Alenquer. O āabanĆ£oā foi sentido na regiĆ£o Oeste e nos concelhos ribatejanos mais próximos. Em Vila Franca de Xira a situação foi bastante sensĆvel e muitos saĆram Ć rua, procurando seguir as recomendaƧƵes de prevenção para este tipo de ocorrĆŖncia.
Com a passagem dos minutos sem novas réplicas, quase tudo voltou à normalidade. Segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera, os sismos atingiram uma magnitude de 4,1 na escala de Richter. O Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) de Alenquer não tem confirmação de danos eventualmente causados pelos sismos desta quinta-feira, verificados a Norte da vila sede de concelho, numa zona próxima das localidades de Bairro, Ota e Abrigada.
De acordo com Tiago EspĆrito Santo, coordenador da Protecção Civil de Alenquer, foram recebidos no SMPC e na GNR alertas para possĆveis danos em edifĆcios da localidade do Soupo (freguesia de Carnota), mas a situação jĆ” foi verificada e nĆ£o se confirmam os alertas iniciais. HĆ”, tambĆ©m, registo do eventual agravamento de fissuras numa sala de uma escola jĆ” desactivada, situação que estĆ” a ser avaliada.
Segundo Tiago EspĆrito Santo, todas as escolas do concelho seguiram os protocolos de prevenção e evacuaram alunos e professores para o exterior dos edifĆcios, nalguns casos logo com o primeiro abalo e noutros com o segundo sismo. Depois de consultada a Protecção Civil, o funcionamento das escolas jĆ” regressou Ć normalidade.
Saiba mais nas ediƧƵes impressas do Voz Ribatejana



-page-001.jpg)




%20(1)(1)2.jpg)
.jpg)






