Jorge Talixa
Sete colhidas nas largadas com um ferido grave
O dispositivo de socorro e protecção civil do Colete Encarnado 2024 registou 42 “vítimas” assistidas no posto médico avançado e/ou na ambulância de socorro. Sete destes casos envolveram pessoas que foram vítimas de colhidas nas esperas e largadas da festa.
Seis foram consideradas ferido leves e uma sofreu ferimentos com gravidade. O plano de coordenação e segurança elaborado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila Franca de Xira, em articulação com a Polícia de Segurança Pública, envolveu 176 operacionais e 70 viaturas.
Contou, também, com uma equipa médica e de enfermagem e, este ano, também com uma viatura de socorro em permanência nos três dias da festa. Num primeiro balanço, o Serviço Municipal de Protecção Civil salienta que registou 42 vítimas assistidas no posto médico avançado e/ou na ambulância de socorro, uma das quais foi considerada “vítima grave” e as restantes 41 “vítimas leves”.
Oito destas pessoas necessitaram de transporte ao Hospital para uma assistência mais aprofundada. “Em comparação com o ano passado, verificou-se um reforço de meios – viaturas e operacionais – e uma redução do número de vítimas”,sublinha a Câmara de Vila Franca de Xira, vincando que, no ano passado, o dispositivo envolveu 52 viaturas e 127 operacionais e verificaram-se 79 vítimas.
As ocorrências registadas, segundo a Protecção Civil Municipal, dizem respeito a colhidas de toiro (sete), trauma/quedas (oito), doença súbita (dez), intoxicações (oito) e outras (nove).
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana
Comments