Serras de Montejunto e de Ota têm acessos cortados
- Jorge Talixa

- 4 de ago.
- 1 min de leitura

Os principais acessos às serras de Montejunto e de Ota, no concelho de Alenquer, estão cortados até às 23h59 de quinta-feira, enquanto vigorar o Estado de Alerta Especial decretado pelo Governo devido às altas temperaturas. De acordo com a Câmara alenquerense, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) “está inteirado das várias situações que podem acarretar possíveis danos a pessoas, animais e bens numa altura em que as altas temperaturas aumentam o risco de incêndio rural”.
Fruto desta proibição do acesso a espaços florestais durante este período, o SMPC de Alenquer “levou a cabo, de forma preventiva, o bloqueio das vias de trânsito para o acesso a dois dos pontos mais altos do concelho”. Mas os residentes, os veículos de empresas sediadas no perímetro, os transportes públicos de passageiros e as viaturas de socorro, emergência e Proteção Civil “contam com a permissão de passagem”.
Nesta segunda-feira foram ainda reconhecidas, com a presença de uma delegação regional de saúde de Lisboa e Vale do Tejo, zonas de abrigo temporário e zonas de concentração e apoio à população a utilizar em caso de catástrofe. As operações no terreno contam com o apoio das corporações de bombeiros do concelho, da Polícia Municipal e do Gabinete Técnico Florestal. As autarquias da região apelam à população para que evitem comportamentos imprudentes durante este período de risco extremo de incêndio rural.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana















