Semana da Ascensão arranca este sábado na Chamusca
- Jorge Talixa
- há 2 horas
- 2 min de leitura

A edição de 2025 da Semana da Ascensão da Chamusca decorre de 24 de Maio a 1 de Junho, com um programa multifacetado, marcado pela tradição ribatejana, mas também por concertos com Anjos, Paulo de Carvalho, Sara Correia, Mimicat e D.A.M.A. Não faltará a boa gastronomia do concelho da Chamusca e a entrada de toiros na Quinta-Feira da Ascensão (feriado municipal) é outro dos pontos altos do programa.
Também no dia 29 de Maio, o jovem novilheiro vila-franquense Tomás Bastos será uma das figuras da Corrida de Toiros da Ascensão da Chamusca. A maior festa do concelho ribatejano deverá atrair mais de 100 mil visitantes e, para além das múltiplas actividades ligadas à tradição ribatejana, engloba um programa de animação especialmente diversificado.
A grande festa chamusquense arranca este sábado com um concerto de “Os Anjos”, que conta com a participação especial de Diogo Piçarra. O espetáculo integra a digressão comemorativa “Anjos 2.5”, que assinala os 25 anos de carreira dos irmãos Rosado. Já no domingo, a Semana da Ascensão da Chamusca recebe Nena, “uma das vozes mais promissoras da nova geração da música portuguesa”.
A 26 de maio, Paulo de Carvalho será o protagonista de um “grande concerto”, juntando-se à Banda Filarmónica da Carregueira. Na noite desta terça-feira, o palco principal da Semana da Ascensão recebe Sara Correia, “uma das vozes mais destacadas do fado contemporâneo”, reconhecida pela sua “força interpretativa e autenticidade”.
Na quarta-feira (28 de Maio), a Semana da Ascensão da Chamusca abre espaço para uma noite dedicada à juventude com um concerto dos D.A.M.A. A Quinta-Feira da Ascensão (29 de Maio) é, como não podia deixar de ser, o dia principal da festa, que coincide também com o feriado municipal da Chamusca e da maior parte dos concelhos ribatejanos.
O dia começa cedo com a tradicional “Apanha da Espiga” nos campos da região, seguida da missa e Bênção dos Bens da Terra e dos Animais, junto à Igreja Matriz. Segue-se um dos momentos altos da festa, com a tradicional Entrada de Toiros, que percorrem a artéria principal da vila desde o Areal até à Centenária Praça de Toiros da Chamusca, num momento sempre acompanhado por muitos milhares de pessoas.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana