Samora Correia mobiliza-se para homenagear bombeiros
- Jorge Talixa
- 3 de out. de 2024
- 2 min de leitura

A Associação de Bombeiros Voluntários de Samora Correia celebra 50 anos de existência em 2025. Para além das iniciativas programadas pela instituição, outros agentes da comunidade local estão a desenvolver projectos para homenagearem e apoiarem a associação samorense.
A Associação Social organiza já no próximo domingo, dia 6, uma caminhada de angariação de fundos para recuperar a primeira ambulância dos bombeiros samorenses. Um grupo de habitantes da cidade está, também, a reunir fundos para erigir um monumento aos Bombeiros de Samora.
A caminhada “Tributo aos Bombeiros” será o primeiro evento da ASASC com o objectivo de angariar fundos para a recuperação da primeira ambulância de Samora, adquirida há 50 anos por subscrição pública.
Esta recuperação visa “perpetuar a memória dos bombeiros no ano em que comemoram o cinquentenário (2025) e homenagear os seis sócios-fundadores que em 1975 adquiriram a primeira viatura sem qualquer apoio do Estado e com dinheiro dos populares, comércio e empresas”.
João Rocha e António Rosa Teixeira são os únicos fundadores vivos e “acolheram com satisfação a ideia de recuperar a Peugeot 504 branca que fez centenas de milhares de quilómetros e ajudou a salvar dezenas de vidas”, explica a ASASC.
“Não havia ambulância e quando havia algum acidente ou pessoas doentes tínhamos de chamar os bombeiros de Benavente ou ir de táxi”, recorda João Rocha, empresário e antigo farmacêutico, estimado na terra onde nasceu há oito décadas. “O ano de 2025 será um ano de ouro para os Bombeiros de Samora Correia com vários eventos programados.
Destaque para a inauguração de um monumento ao bombeiro a erigir também com verbas angariadas na comunidade por uma comissão de associados e antigos dirigentes da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia.
A comissão tem promovido eventos e ações e já garantiu dois terços do orçamento”, acrescenta a ASASC, frisando que a caminhada de 6 de outubro, com concentração junto ao Centro Cultural de Samora Correia, a partir das 08h30, vai ter um percurso de 8 quilómetros no interior da charneca da Companhia das Lezírias, em Samora Correia.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana