• Jorge Talixa

Protocolo desbloqueia campo provisório para o Alhandra


A Câmara de Vila Franca de Xira aprovou, esta quarta-feira, uma proposta de protocolo com a Cimpor-Cimentos de Portugal para que o espaço do campo de jogos e da pista de atletismo da cimenteira seja adaptado para a instalação de um relvado sintético de futebol.


O novo equipamento será cedido ao Alhandra Sporting Club, ultrapassando provisoriamente o problema de falta de um campo de futebol para o centenário clube alhandrense. A proposta foi aprovada por maioria, com votos favoráveis de PS, CDU e Coligação Mais (PSD/CDS-PP/PPM/MPT)


e uma abstenção do Bloco de Esquerda. CDU e BE insistiram na necessidade de não esquecer o objectivo da construção de um campo definitivo e o Bloco de Esquerda defendeu, também, a necessidade de encontrar soluções para substituir a pista de atletismo que vai desaparecer com esta opção.


O presidente da Câmara, Alberto Mesquita, observou que a Câmara cedeu o terreno solicitado pelo Alhandra, junto às piscinas, mas que o clube acabou por concluir que não tinha condições financeiras para remover os restos de fibrocimento ali existentes, no antigo aterro da Cimianto.


A alternativa provisória encontrada acabou por ser a do aproveitamento do espaço da Cimpor (a sul de Alhandra), mas a aprovação dos termos do acordo foi demorada, porque, para além do parecer favorável da administração portuguesa da empresa, teve que recolher o aval dos responsáveis do grupo turco a que


cimenteira agora pertence. Alberto Mesquita disse esperar que, no futuro, haja condições para eliminar o passivo ambiental do antigo aterro e para construir um campo de futebol definitivo. Cláudia Martins, vereadora da CDU, quis saber se haverá condições de ter este relvado sintético pronto antes do início da


próxima época desportiva. Alberto Mesquita reconheceu que é difícil, mas garantiu que a Câmara está a fazer todos os esforços nesse sentido, também para cumprir o objectivo de substituir todos os campos pelados de futebol por campos relvados. Carlos Patrão, vereador do BE,


sugeriu a criação de uma nova pista de atletismo no espaço da antiga Marinha. Alberto Mesquita considerou que essa é uma boa possibilidade e garantiu que a Câmara está a procurar alternativas para criar um novo equipamento com condições para o atletismo na área de Alhandra.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações