Projeto de vídeo-consultas ao domicílio abrange sete freguesias
- Jorge Talixa
- 12 de ago.
- 1 min de leitura

O projeto-piloto de vídeo-consultas ao domicílio lançado, em Abril, pela Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo (ULSETejo), tem “um balanço positivo” e já abrange sete freguesias dos concelhos de Alenquer, Benavente e Vila Franca de Xira. Trata-se de um projeto “inovador”, que permite a utentes idosos com 70 ou mais anos e sem médico de família atribuído terem acesso a uma consulta.
Estas vídeo-consultas são realizadas em casa do utente e destinam-se a pessoas “com mobilidade reduzida e outras comorbilidades”, permitindo que sejam efetuadas consultas “no conforto do seu lar e evitando deslocações ao Serviço de Urgência, em casos em que não é necessária a deslocação”.
De acordo com a ULSETejo, este projecto arrancou, em Abril, na freguesia de Olhalvo (concelho de Alenquer) e, nos últimos três meses, foi também alargado às freguesias de Abrigada, Carregado (ambas no concelho de Alenquer), Barrosa, Benavente e Santo Estevão (concelho de Benavente) e Castanheira do Ribatejo (concelho de Vila Franca de Xira).
O projeto “conta com equipas multidisciplinares constituídas por médico (em vídeo-consulta) e enfermeiro e auxiliar (presencialmente), que se deslocam devidamente identificadas, em viatura do SNS e fardamento da ULS Estuário do Tejo, e transportam o material necessário para a prestação de cuidados e realização da consulta no domicílio”.
Segundo a ULSETejo, este “projeto-piloto de vídeo-consultas ao domicílio” constitui “uma das medidas inovadoras implementadas pela ULS Estuário do Tejo para garantir aos utentes sem médico de família o acesso aos cuidados médicos no domicílio. Os utentes ou respetiva família poderão solicitar consulta através do email emcasa.videoconsulta@ulsetejo.min-saude.pt e, em breve, também por telefone.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana