top of page
Banner VozRibatejana_Digital_178x66mm(1).jpg
Banner para meio.png
Voz_Rib-178x66mm.jpg

Obras dão protestos no mercado retalhista de Alhandra

  • Foto do escritor: Jorge Talixa
    Jorge Talixa
  • 13 de mar.
  • 2 min de leitura

A realização de obras no interior do Mercado Municipal de Alhandra em simultâneo com a venda de produtos alimentares está a gerar muita insatisfação de vendedores e clientes, que falam de mau planeamento e defendem que os trabalhos deveriam ser feitos fora dos horários de funcionamento do mercado. Os ânimos exaltaram-se no final de Fevereiro, quando o pó levantado pelas obras, a movimentação de materiais e o ruído geraram bastantes protestos.


A Câmara de Vila Franca de Xira alega que as obras visam melhorar as condições do mercado e que a complexidade dos trabalhos tem atrasado a sua conclusão. A empreitada de remodelação do Mercado Municipal de Alhandra, desenvolvida há 5 anos, não ficou devidamente concluída e a Câmara “exigiu” do empreiteiro a substituição integral das grelhas de escoamento e o arranjo do pavimento.


Essas obras estiveram previstas para o período de 24 a 27 de Fevereiro e a Câmara chegou a comunicar que o mercado encerraria nesses dias para realização dos trabalhos. Mas, para surpresa dos vendedores (alguns já com bancas desmontadas), a autarquia terá mudado de ideias e, a partir de dia 20, alguns trabalhadores presumivelmente ligados ao empreiteiro começaram a trabalhar no local em simultâneo com os horários de venda.


A surpresa foi grande para vendedores e clientes e a Câmara comunicou, depois, que, afinal, o mercado já não precisaria de fechar e o arranjo do pavimento seria adiado para o verão. Mas realizar obras em simultâneo com o funcionamento do mercado não terá sido boa opção. “Não se pode estar a fazer uma obra destas nestas condições.


Ainda por cima com três ou quatro empregados, com este andamento, isto vai demorar meses”, critica Paulo Jorge Lourenço, vice-presidente da comissão que representa os vendedores. “Façam as obras de noite. O mercado fecha às 15h00, por que é que não fazem as obras a partir da hora de almoço e até à noite. Fazer estas obras assim, com o mercado a funcionar é que não é nada funcional e os clientes não gostam de ver isto assim”, salienta Sónia Rato, presidente da comissão.


Questionada pelo Voz Ribatejana sobre esta matéria, a Câmara de Vila Franca de Xira explica que “vão ser realizadas duas intervenções distintas no Mercado Retalhista de Alhandra, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho para os comerciantes e as condições de usufruto dos clientes, oferecendo um espaço agradável e requalificado”.


Estas duas intervenções, refere a autarquia, dependem uma da outra e incluem a substituição das grelhas das caleiras e a aplicação de epoxy em todo o pavimento. “A primeira intervenção está em curso e tem sido realizada entre as 8h00 e as 17h00 (em período de funcionamento do mercado e após o seu encerramento).


Entretanto, verificou-se um atraso na entrega das grelhas e os trabalhos revelaram-se mais complexos, obrigando a alargar o prazo de conclusão, estando agora previsto entre os dias 10 e 14 de Março”, sustenta a Câmara vila-franquense. A aplicação de epoxy no pavimento será “necessariamente posterior à obra em curso, por isso, será reprogramada”, conclui a autarquia. 

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


christmas-1089310_960_720_edited.jpg
SGMAI_Imprensa Digital Regional e Local_Voz Ribatejana.png
Comemoracoes do 25 Abril - ADR Cachoeirense2.jpg
Teatro Cerco Leninegrado2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 11mai25.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 1360 A)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (938 850 664), Nuno Sousa (967 755 664)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (25 números) 18 euros - Resto da Europa - 1 ano 50 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

bottom of page