Muita animação e actividades taurinas nas Festas de Samora
- Jorge Talixa

- 14 de ago.
- 2 min de leitura

As tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora de Oliveira e de Nossa Senhora de Guadalupe realizam-se, em Samora Correia, de 14 a 18 de Agosto. Largadas de toiros, desfiles, tasquinhas e muita animação marcam as festas anuais da cidade ribatejana. Samora Correia está em festa já a partir desta quinta-feira.
As festas anuais da cidade ribatejana, organizadas pela ARCAS (Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora), abriram na madrugada de hoje com encierro nocturno de vacas e largada. A garraiada das tertúlias, prevista para a tarde de quinta-feira, foi, entretanto, adiada para sexta, por “motivos alheios à organização”.
À noite a animação será grande com concertos de Bruno China, Emanuel Moura e Miguel Azevedo. Já na sexta-feira (feriado nacional), será Dia do Emigrante nas Festas de Samora Correia, com entrada de toiros com campinos e cavaleiros a partir das 18h30, seguida de largada.
À noite haverá sevilhanas (Sabor Flamenco) e concertos com Sonido Andaluz e Bandidos do Cante. Sábado é Dia do Campino nas Festas de Samora, com provas de perícia a partir das 10h30. À tarde haverá concentração de campinos e cavaleiros (15h30), desfile etnográfico e homenagem ao campino João Inácio ”Janica”.
Na noite de sábado destacam-se o Festival de Folclore (grupos de Samora, Monção, Vila do Conde, Portimão e Lavradio), a partir das 21h00. Uma hora depois avança a Noite de Fados na Fonte dos Escudeiros e haverá, ainda, concerto dos Atoa.
Domingo será dia da Padroeira (Nossa Senhora da Oliveira), com missa a partir das 11h00 na Igreja Matriz, Cortejo de Nossa Senhora de Alcamé (16h00) e procissão solene (18h00). À noite destacam-se os concertos com Zé Pedro Sousa e Syro.
A fechar as Festas de Samora Correia, a segunda-feira será especialmente dedicada à juventude com “encierrito”, entrada e largada de toiros. À noite actuam Ritmos da Noite II e Tributo a José Cid e haverá corrida de toiros (22h00), com Sónia Matias, Filipe Gonçalves e João Moura Caetano e pegas a cargo dos grupos do Ribatejo e de Alcochete.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana















