Maior parque solar português inaugurado em Azambuja
- Jorge Talixa
- 6 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de jun.

O maior parque de energia solar construído em Portugal foi inaugurado, esta quinta-feira, no norte do concelho de Azambuja. Ocupa uma área de cerca de 750 hectares, envolve um investimento superior a 170 milhões de euros e poderá produzir por ano o equivalente à energia consumida anualmente por 110 mil lares portugueses. A francesa Neoen inaugurou este parque solar, com uma capacidade de 272 MWp, instalado na herdade murada da Torre Bela (freguesias de Alcoentre e Manique do Intendente).
Ocupa uma área superior a 750 hectares e está ligado às centrais solares de Rio Maior (204 MWp) e a da Torre Bela (68 MWp) — ambas detidas integralmente também pela Neoen. Este parque solar tem mais de 600 mil painéis fotovoltaicos e capacidade para produzir anualmente o equivalente ao consumo de 110 mil lares portugueses durante um ano.
“Cerca de 80% da energia renovável produzida será adquirida pelo Estado Português, ao abrigo de dois contratos de aquisição de energia (PPA) com duração de 15 anos, atribuídos no leilão de capacidade renovável de 2019. A energia remanescente, bem como os certificados de origem, serão comercializados no mercado elétrico”, explica a Neoen, vincando que a produção anual deste parque ultrapassará os 500 GWh de “energia verde”.
“Na cerimónia de inauguração, a Neoen reafirmou o seu empenho em crescer em Portugal em todas as suas tecnologias (solar, eólica e armazenamento), apoiando-se no seu pipeline sólido e na experiência internacional de construção e operação de projetos de armazenamento de energia em baterias em larga escala”, sustenta a empresa de origem francesa, sublinhando que o parque solar agora inaugurado “passa a ser o quarto maior ativo da empresa em operação a nível global”.
Contabilizando as centrais solares de Rio Maior e Torre Bela, a Neoen tem uma capacidade total de 326 MWp em operação ou em construção em Portugal. Os outros ativos são a Central Solar de Coruche (8,8 MWp) e a Central Solar do Seixal (2,2 MWp), ambas em operação, e a Central Solar do Foral (43 MWp), que está em fase de construção.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana