Incêndio ameaça quintas na Loja Nova e Monte Gordo
- Jorge Talixa
- 9 de set.
- 1 min de leitura

Um fogo de grandes dimensões consumiu extensas áreas de mato e floresta, junto à localidade da Loja Nova, na fronteira entre as freguesias de Vila Franca de Xira e Castanheira e Cachoeiras. O incêndio ameaçou mesmo o antigo Hotel da Boiça (desactivado por insolvência) e várias quintas rurais das proximidades (Alto, Zarol e “José Júlio”).
Foi mesmo necessário retirar cavalos da Quinta do Alto e a intervenção de três meios aéreos (dois aviões Cannadair e um helicóptero) foi importante para travar a propagação das chamas, empurradas pelo vento em direcção ao Monte Gordo. No local estão, ainda, mais de 140 operacionais dos concelhos de Vila Franca de Xira, Loures, Arruda e Sobral de Monte Agraço, apoiados por 40 viaturas. Mas o fogo parece de algum modo controlado.
Fonte do comando observou que a colocação de meios num caminho rural travou a propagação das chamas no sentido da “Quinta de José Júlio”, mas que o fogo suscita ainda muita preocupação, porque o vento sopra moderado e pode gerar reacendimentos e novas frentes em direcção ao Monte Gordo e à Cova da Camela, onde os acessos são muito complicados e há aglomerados urbanos.
O incêndio terá começado cerca das 13h00 (alerta chegou aos bombeiros às 13h08) a pouco mais de 100 metros do antigo Hotel da Boiça e próximo da entrada da localidade da Loja Nova. Poderá ter sido motivado pela queda de cabos eléctricos visível no local.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana