top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
festival-arroz-carolino-2024.png
XiraSoundFest24_Voz Ribatejana_17,8x6,6cm(1).jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Governo confirma escolha do Campo de Tiro para novo aeroporto


O primeiro-ministro Luís Montenegro anunciou, esta terça-feira, a decisão do Governo de avançar para a construção de um novo aeroporto internacional na área do Campo de Tiro da Força Aérea, no extremo sul do concelho de Benavente. O governante adiantou que, para já, avançam obras de aumento da capacidade do Aeroporto de Lisboa e que, em paralelo, será negociada com a ANA a construção das duas primeiras pistas do novo aeroporto, que já foi batizado de Aeroporto Luís de Camões.


Se tudo correr bem estas duas primeiras pistas poderão começar a funcionar até 2031. Mas até lá é preciso acertar condições com os accionistas da ANA, elaborar estudo de impacte ambiental e submetê-lo a avaliação, elaborar projecto e lançar as obras, que poderão custar mais de 6 mil milhões de euros.


A Câmara de Benavente (concelho onde se situa mais de 80 por cento do Campo de Tiro) tem manifestado o seu apoio à construção do aeroporto nesta localização, mas diz esperar que o projecto seja acompanhado por investimentos muito significativos na rede viária, com a beneficiação do troço local da Estrada Nacional 118, a construção de uma variante a Benavente e a Samora Correia e ligações às auto-estradas 12 (Setúbal) e 13 (Marateca).


A autarquia defende também medidas que minimizem eventuais impactes ao nível do ruído na freguesia de Santo Estevão. Também a Associação Social Amigos de Samora Correia (ASASC) manifestou a sua congratulação pela decisão do Governo de construir o novo aeroporto na freguesia de Samora Correia.


A ASASC defende, também, a criação de uma comissão municipal que inclua a Câmara de Benavente, a Junta de Samora Correia, o Instituto de Conservação da Natureza, Entidade de Turismo, Companhia das Lezírias, associações ambientalistas, IPSS, forças de segurança, empresários e potenciais investidores, que possam "acordar estratégias conjuntas de planeamento para preparar a região para o futuro".


O Governo anunciou, ainda, que vai dar indicações à Infraestruturas de Portugal para avaliar a possibilidade de “mudar” a linha de alta velocidade para a margem esquerda do Tejo a partir do Carregado, evitando a complexa travessia de Vila Franca de Xira e de Alhandra. Mas, pelo que se sabe, ainda não haverá decisões a esse respeito.


O presidente da Câmara de Benavente mostra-se favorável à possibilidade de criação de um corredor ferroviário no concelho, uma vez que o aeroporto terá que ter ligação à ferrovia de alta velocidade. Carlos Coutinho defende que os impactos deverão ser minimizados, mas realça a importância que poderá ter a existência de uma estação do chamado TGV nesta região.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


コメント


300x250px_banner.png
15 Caminhada Amor do Peito-page-001-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Cartaz 24 de maio vs.jpg
bottom of page