Fogo queimou mais de 300 hectares em Montejunto
O incêndio que deflagrou ao princípio da tarde de quarta-feira na Serra de Montejunto foi dado como dominado cerca das 12h40 de hoje e entrou em fase de “resolução”. Ainda assim mantêm-se muitos meios de combate no local para prevenir eventuais reacendimentos.
O fogo consumiu essencialmente zonas de mato e floresta e quatro dos mais de 500 operacionais envolvidos necessitaram de assistência por quedas e inalação de fumos. De acordo com a Protecção Civil este que já é o segundo grande incêndio deste Verão na Serra de Montejunto terá consumido cerca de 300 hectares.
O fogo, de origens ainda desconhecidas, foi detectado cerca das 13h00 de quarta-feira e cresceu rapidamente com a ajuda do vento. Durante a noite aproximou-se das localidades de Abrigada e Marés (concelho de Alenquer) e de um aviário, mas foi controlado pelos bombeiros e não há registo de danos materiais mais significativos.
No combate às chamas participaram bombeiros de todas as corporações da região e, a meio da tarde de quinta-feira, permaneciam na Serra de Montejunto, 533 operacionais, apoiados por 167 viaturas e sete meios aéreos. O fumo carregado originado pelas chamas espalhou-se por toda a região a sul de Montejunto.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana