Exercício “A Terra Treme” teve epicentro em Vila Franca
- Jorge Talixa

- há 11 minutos
- 1 min de leitura

A 13ª edição do exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme” realizou-se, na manhã desta quarta-feira, na Escola Básica e Secundária Professor Reynaldo dos Santos de Vila Franca de Xira. Promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em colaboração com as autarquias locais, escolas, forças de segurança e associações de bombeiros, a iniciativa mobilizou o universo escolar da Reynaldo dos Santos, que teve oportunidade de participar em vários momentos de sensibilização para os comportamentos a adoptar em caso de sismo.

A Escola Reynaldo dos Santos foi, assim, o “epicentro nacional” da iniciativa, que visa “alertar para a importância de comportamentos simples que salvam vidas em caso de sismo”. Às 11h05, em todo o país, milhares de pessoas participaram no exercício, executando os três gestos simples que podem salvar vidas em caso de tremor de terra grave: baixar, proteger e aguardar. O objectivo deste exercício “é capacitar a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes”.

De acordo com a ANEPC, “este exercício é um acto de cidadania. Um compromisso cívico que exige a todos um empenhamento activo na prossecução da sua própria protecção e segurança e a de todos os que nos rodeiam. O desafio que enfrentamos deve mobilizar-nos a todos”, sublinha a Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana















