Cinco reclusos fogem de Vale de Judeus com ajuda de escada
- Jorge Talixa
- 7 de set. de 2024
- 1 min de leitura

Cinco reclusos fugiram, na manhã deste sábado, do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, no Norte do concelho de Azambuja. Na sequência do alerta da Direcção-Geral de Reinserção e dos Serviços Prisionais (DGRSP), as autoridades policiais já montaram uma operação em toda a região envolvente, na tentativa de capturar os cinco homens em fuga.
Têm idades entre os 33 e os 61 anos e são considerados perigosos. Dois deles cumpriam a pena máxima prevista na legislação portuguesa de 25 anos de cadeia e os restantes três têm condenações a penas entre os sete e os 18 anos de prisão.
Segundo a DGRSP, a fuga terá ocorrido às 10h00 deste deste sábado e, a avaliação preliminar já efectuada, permitiu concluir que “a evasão se deu com ajuda externa através do lançamento de uma escada que permitiu aos reclusos escalarem o muro e acederem ao exterior”.
“Conforme o protocolado foram feitas imediatamente as comunicações devidas aos órgãos de polícia criminal com vista à recaptura dos evadidos e internamente foi aberto processo de inquérito a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção, coordenado por magistrado do Ministério Público”, sustenta a DGRSP, que divulga alguns dados sobre a identidade e penas a que os cinco evadidos foram condenados.
Dois têm nacionalidade portuguesa e os restantes três têm origem em países terceiros. O Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus está classificado como cadeia de alta segurança.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana