Câmara promete reduzir impostos e melhorar recolha de lixo
- Jorge Talixa

- 31 de out.
- 2 min de leitura

Reduzir a carga fiscal sobre as famílias, melhorar o serviço de recolha de resíduos urbanos, criar mais espaços de estacionamento nas cidades e construir mais habitação foram os principais compromissos assumidos por Fernando Paulo Ferreira, na tomada de posse para o segundo mandato na presidência da Câmara de Vila Franca de Xira.
A cerimónia de tomada de posse dos novos eleitos municipais realizou-se, na noite desta quarta-feira, no auditório do Ateneu Vilafranquense. Tomaram, assim, posse os 11 eleitos da Câmara (quatro do PS, três da Nova Geração, três do Chega e um da CDU) e os 33 eleitos da Assembleia Municipal (dez do PS, oito do Chega, oito da Nova Geração, cinco da CDU e dois do Livre). A estes juntam-se os seis presidentes de Junta de Freguesia (quatro do PS, um da Nova Geração e um da CDU).
Referindo-se ao mandato anterior, Fernando Paulo Ferreira observou que “reforçámos a nossa importância estratégica no quadro da Área Metropolitana de Lisboa e do País, com mais investimento, mais emprego, mais cultura e melhor mobilidade”. Já para o novo mandato que agora se inicia, o autarca do PS apontou prioridades e assumiu alguns compromissos para os próximos quatros anos.
Apontou a recolha de resíduos, a mobilidade e novas ligações à auto-estrada, o estacionamento nos centros das cidades, a habitação municipal e privada a preços e rendas acessíveis, a reabilitação urbana, o apoio à dinâmica do envelhecimento activo e a valorização da rede social, como algumas das principais prioridades. O novo executivo promete, também, prosseguir com a requalificação e ampliação de escolas e alargamento da oferta do pré-escolar e a exigência de reforço de médicos de família.
“Avançaremos para criar uma Agência de Desenvolvimento Local, envolvendo empresas, escolas e sociedade civil”, afiançou Fernando Paulo Ferreira, reafirmando que a Câmara vai trabalhar para “o aumento da devolução do IRS aos nossos residentes”, numa proposta a apresentar já nas próximas semanas, na discussão do orçamento municipal para 2026.
A primeira reunião da nova Câmara realiza-se já na tarde da próxima segunda-feira e deverá revelar, também, que tipo de entendimentos de gestão foram encontrados e como é que ficará a distribuição de pelouros. Certo é que tem havido conversas/negociações entre as estruturas locais do PS e da Nova Geração (coligação PSD/IL).
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana















