Bombeiros de Arruda dos Vinhos celebram 135 anos
A Associação de Bombeiros Voluntários de Arruda dos Vinhos (AHBVAV), uma das mais antigas da região, comemora, esta segunda-feira, os seus 135 anos de existências. As cerimónias decorreram durante toda a manhã e culminaram com um almoço convívio para bombeiros, dirigentes, sócios e convidados.
Depois da romagem ao cemitério, do desfile pelas ruas da vila e da recepção aos convidados, direcção e comando apresentaram aos convidados uma nova viatura, que vai ser adaptada para a função de ambulância. Rui Silva, presidente da direcção da AHBVAV, salientou que a frota da corporação está bastante envelhecida com várias viaturas já na casa dos 700 mil quilómetros.
Por isso, depois de 3 anos em que não foi possível investir na renovação do parque de viaturas, os responsáveis da AHBVAV admitem que é necessário enfrentar esse desafio, apesar das dificuldades existentes.
Com recurso também a um empréstimo foi possível adquirir esta nova viatura, que entra agora numa fase de reconversão e de equipamento, estimando-se que o novo veículo venha a somar um custo de 78 mil euros. Mas as necessidades imediatas não se ficam por aqui e a corporação necessita também de um novo veículo ligeiro urbano de combate a incêndios.
Isso mesmo confirmou Pedro Pereira, comandante em substituição da Associação de Bombeiros de Arruda, que observou que “temos necessidades operacionais das quais o senhor presidente da Câmara já tem conhecimento.
Necessitamos de uma ambulância de socorro e de um veículo urbano de combate a incêndios. A ambulância exige um investimento de 78 mil euros. O veículo urbano de combate a incêndios é um projecto para 2025, em que teremos que ter o apoio do Município e o exemplar apoio das empresas”, salientou Pedro Pereira.
Rui Silva observou que este veículo de combate a incêndios deverá custar cerca de 350 mil euros e que a Associação de Bombeiros vai promover uma campanha de angariação de fundos junto dos sócios, do comércio e das empresas locais, para além de contar com o apoio das autarquias do concelho.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana