Bloco de Esquerda já tem candidatos em Vila Franca
- Jorge Talixa
- 23 de jul.
- 2 min de leitura

A médica Catarina Lourenço e o economista Luís Santos são os cabeças de lista do Bloco de Esquerda nas próximas eleições para a Câmara e para a Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira. A apresentação está marcada para o próximo domingo. A Assembleia Concelhia do Bloco de Esquerda de Vila Franca de Xira aprovou os nomes dos primeiros candidatos do partido aos órgãos autárquicos municipais vila-franquenses.
Catarina Lourenço vai liderar a lista do Bloco à Câmara de Vila Franca e Luís Santos lidera a lista para a Assembleia Municipal. “Estes candidatos representam uma candidatura comprometida com um programa político de esquerda progressista e ecologista no concelho de Vila Franca de Xira, afirmando bandeiras como a valorização dos serviços públicos (da saúde à educação, da cultura aos cuidados), o direito à habitação e à mobilidade, o ordenamento do território ou a proteção do ambiente.
Comprometem-se, igualmente, a dar continuidade ao trabalho afirmativo de diálogo, de proposta e de escrutínio sério que tem pautado a presença dos eleitos do Bloco de Esquerda nos órgãos autárquicos do concelho”, sustenta a estrutura local do BE, frisando que a apresentação pública destas candidaturas terá lugar, na manhã de dia 27, na Quinta Municipal da Piedade, na Póvoa de Santa Iria. Catarina Lourenço tem 33 anos, é médica e investigadora na área das neurociências.
No plano político, é eleita da Assembleia de Freguesia da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa desde o mandato de 2013-2017. E desde 2017 integra também a Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira. Defende “uma política assente no conhecimento científico, na equidade e na proximidade com as populações, com especial atenção às áreas da saúde pública, ciência, ambiente e igualdade no acesso à saúde”. Já para a Assembleia Municipal, Luís Santos é o cabeça de lista do BE.
Tem 35 anos, vive na Póvoa de Santa Iria e trabalha como gestor de risco numa seguradora. Licenciado em Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), é também mestre em Ciências do Trabalho e Relações Laborais pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana