Autarcas decidem manter preços dos passes metropolitanos
- Jorge Talixa

- há 13 minutos
- 1 min de leitura

Os representantes dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) decidiram, esta quinta-feira, manter inalterados os preços dos passes Navegante em 2026. A decisão foi aprovada por unanimidade e significa que os preços destes títulos mensais se mantêm há sete anos consecutivos, “confirmando uma opção clara de política pública da Área Metropolitana de Lisboa, orientada para o reforço do transporte público e promoção de uma mobilidade mais sustentável”, refere a AML.
Na reunião do Conselho Metropolitano de Lisboa, que decorreu, esta quinta-feira, na sede da AML, os autarcas decidiram também manter os preços dos títulos próprios da Carris Metropolitana em 2026, “com excepção dos títulos ocasionais de bordo que verão reflectida a Taxa de Actualização Tarifária definida pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes”, o que corresponde a um aumento de 2,28 por cento nos bilhetes ocasionais.
“A política de congelamento tarifário reflecte um aumento consistente do investimento público. Os números traduzem essa mudança estrutural: em 2019 registavam-se cerca de 6 milhões de passes carregados; em 2024 o valor ultrapassou os 11 milhões, um crescimento de 75%. Em 2025, a procura já supera os anos anteriores (cerca de 12 milhões), demonstrando que o transporte público voltou a ocupar um lugar central nas escolhas de mobilidade da população”, sustenta a AML.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana








.jpg)






