Arruda celebra 500 anos das Festas da Senhora da Salvação
- Jorge Talixa
- 6 de ago.
- 2 min de leitura

Arruda dos Vinhos está a celebrar os 500 anos das suas Festas em Honra de Nossa Senhora da Salvação. O maior evento do concelho decorre, como é tradição, de 6 a 18 de Agosto, com um programa diversificado e de algum modo reforçado para assinalar estes cinco séculos das Festas que, reza a tradição, foram criadas por ordem do Rei D. Manuel I, que se refugiou em Arruda quando Lisboa estava assolada por uma peste. A organização é da responsabilidade da Câmara arrudense, mas a autarquia conta com o envolvimento de mais de uma dezena de parceiros que desenvolvem as mais diversas iniciativas incluídas no programa.
A animação é muita e variada e acontece em diversos pontos da vila. Carlos Alves, presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos, sublinha, em entrevista ao Voz Ribatejana, que as Festas de Agosto assumem cada vez mais o papel de Festas do Concelho e envolvem múltiplos parceiros, desde o movimento associativo às tertúlias, passando pelo Rancho Folclórico, pela Banda da Misericórdia, pela Associação de Jovens, pela Confraria Equestre de Nossa Senhora da Salvação e pelo Clube Tauromáquico Arrudense, entre outros.
O autarca arrudense sustenta que a matriz da Festa mantém-se e que este será, também, mais um passo para a integração das Festas de Nossa Senhora da Salvação no Inventário do Património Cultural Português. “Vamos manter a tradição, não vamos descaracterizar. Vamos respeitar o que é uma herança de cinco séculos. Mas também vamos um bocadinho para lá daquilo que é o caminho habitual. Há um misto de alguma inovação, mas também de respeito pelo passado”, refere.
Outra efeméride importante são os 100 anos da Praça de Toiros José Marques Simões. E as Festas de Arruda integram duas corridas de toiros e cinco largadas, sempre diferenciadas pela presença das onze tertúlias móveis (autocarros adaptados) no interior do recinto das largadas. Haverá também uma exposição sobre os 100 anos da praça e a apresentação de um livro sobre esta temática escrito por Catarina Bexiga (18h00 de dia 8).
No programa das Festas de Nossa Senhora da Salvação destacam-se, ainda, o concerto de Pedro Abrunhosa e dos Camponeses de Pias (noite de dia 8), o Festival de Folclore (tarde de dia 9), o Almoço das Tertúlias (14), a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Salvação (15), a Corrida à Antiga Portuguesa (16) e o concerto com Joana Amendoeira (18).
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana