Alverca esteve perto de ser campeão e garantiu subida
- Jorge Talixa e Joel Balsinha
- há 4 dias
- 2 min de leitura

Fotos de Carlos Moita Pedroso
O Futebol Clube de Alverca regressa à I Liga do futebol português 21 anos depois. A equipa ribatejana garantiu a subida na noite desta sexta-feira, depois de bater o Portimonense por 2-1. Os alverquenses ficaram na segunda posição da tabela da Liga 2 apenas a um ponto do campeão Tondela. Mas durante largos minutos desta última jornada, o Alverca esteve mesmo (provisoriamente) em primeiro.

Só nos últimos 20 minutos, com dois golos do Tondela em Leiria, é que os tondelenses recuperaram a primeira posição e garantiram o título. Com largos milhares de adeptos nas bancadas, o Alverca fez a festa. Mas precisava de vencer para garantir a subida directa. O Portimonense, já com a manutenção assegurada, não veio, contudo, a Alverca para facilitar.

Só que, logo ao minuto 9 o central algarvio Alemão viu o cartão amarelo e, segundos depois, viu o segundo, acabando expulso do terreno de jogo. O técnico de Portimão tentou recompor a equipa, mas o Alverca inaugurou o marcador logo ao minuto 15. Carter obrigou o guardião algarvio a defender para a frente e, na recarga, David Bruno fez o 1-0.

O domínio alverquense manteve-se, mas só ao minuto 62 chegou o 2-0, com um golo do veterano central Fernando Varela. Por esta altura, com o Tondela empatado em Leiria, o Alverca era virtualmente campeão. Mas os tondelenses sentiram-se “apertados” pelo Vizela, que ganhava na Madeira, e marcaram por duas vezes em Leiria, assegurando o primeiro lugar.

Em Alverca, o Portimonense ainda reduziu, por intermédio de Kelechi, ao minuto 81. Até ao final, os ribatejanos tiveram que estar muito atentos, porque o empate relegava a equipa para o terceiro lugar. Mas a vantagem alverquense manteve-se até ao final e a festa foi grande no Estádio do Alverca.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana