Alverca atribui seis galardões de mérito
- Jorge Talixa
- 14 de jul.
- 2 min de leitura

Alverca do Ribatejo celebrou, no domingo, os 35 anos da sua elevação a cidade. A data foi assinalada com uma sessão solene em que foram entregues seis galardões de mérito. A animação musical esteve a cargo da banda da Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense (SFRA) e do jovem músico João Ferreira.
Antes, durante a manhã, foi simbolicamente inaugurado o novo arranjo da “Rotunda do Jumbo”, que passa a designar-se “Rotunda das Comunidades”, integrando um conjunto de placas que indicam países e cidades de onde são provenientes as comunidades de imigrantes que também compõem Alverca.
Na sessão solene realizada, à noite, no auditório da SFRA, foram distinguidos a empresa Frutalverca (Mérito Empresarial) e o dinamizador do rancho e do museu etnográfico da Casa do Povo de Arcena João Carlos Pereira. A Junta de Alverca e Sobralinho decidiu, igualmente, galardoar a presidente da Fundação CEBI, Ana Maria Lima (Mérito Social) e a jovem campeã de ténis Angelina Voloshchuk (Mérito Desportivo).
Foram, ainda, distinguidos neste Dia da Cidade de Alverca a antiga autarca Isabel Cavaleiro (Mérito Autárquico) e o jornalista Luís Ferreira Lopes (Galardão Cidade de Alverca). “A todos e a todas, a Junta de Freguesia de Alverca e Sobralinho presta a sua homenagem.
Em tempos de alguma incerteza e até de alguma ingratidão social é importante fazermos este reconhecimento”, salientou Cláudio Lotra, presidente da Junta de Alverca e Sobralinho, vincando que, “ao longo dos anos, muitas foram as pessoas, as associações e as empresas que projectaram a nossa cidade” e que estes galardões visam, também, distinguir exemplos de generosidade e de trabalho em prol dos outros.
Já Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, observou que “Alverca é uma cidade com uma grande energia” e destacou os exemplos de integração na vida e na dinâmica da cidade de pessoas com as mais variadas proveniências, algumas delas distinguidas nesta mesma cerimónia.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana