370 bombeiros combatem fogo em Montejunto
Pela segunda vez em dez dias, a Serra de Montejunto está a ser palco de um incêndio florestal de grandes dimensões. O combate às chamas envolvia, ao final da tarde desta quarta-feira, mais de 370 operacionais de toda a região apoiados por oito meios aéreos.
O alerta foi dado cerca das 14h00 e não há registo de danos pessoais. O fumo originado pelo fogo espalhou-se por toda a região a sul da serra. O fogo terá começado na zona da Espinheira (concelho de Azambuja) e o primeiro alerta chegou aos Bombeiros de Alcoentre às 13h58.
As chamas, empurradas pelo vento, espalharam-se rapidamente por uma área significativa de mato e floresta. A Protecção Civil mobilizou um grande volume de meios e, ao final da tarde, estavam no teatro de operações 373 bombeiros e outros operacionais, apoiados por 107 veículos e por oito meios aéreos.
Já na semana passada, um outro incêndio consumiu cerca de 40 hectares de mato e eucalipto na serra do Montejunto, desenvolvendo-se próximo da localidade do Cercal no concelho do Cadaval. Desta vez as chamas atingiram território dos concelhos de Alenquer, Azambuja e Cadaval, e áreas significativas da Paisagem Protegida de Montejunto.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana