100 anos da praça de Arruda dão livro e corridas marcantes
- Jorge Talixa
- 9 de ago.
- 2 min de leitura

Arruda dos Vinhos assinala, este ano, o centenário da sua Praça de Toiros José Marques Simões. Na passada sexta-feira foi lançado um livro sobre as origens, a história e os protagonistas da praça arrudense. Na oportunidade foi, também, inaugurada uma exposição alusiva. Nos dias 16 e 17 de Agosto, a Praça de Toiros José Marques Simões acolhe duas corridas importantes.
No dia 16 haverá corrida de gala à antiga portuguesa e, na noite de 17, uma corrida concurso de pegas com os grupos de forcados de Arruda e de Lisboa. Catarina Bexiga, jornalista especializada na vertente tauromáquica, lançou a ideia das comemorações dos 100 anos da praça arrudense e teve papel principal na elaboração do livro “Praça de Touros José Marques Simões: Um século de História”, que conta também com a coordenação de Jorge Lopes e a participação de Paula Ferreira Sousa.
Ao longo de 190 páginas são explicados os antecedentes (antes da centenária praça de alvenaria existiu uma praça de madeira em Arruda), as origens, histórias e os principais protagonistas da José Marques Simões – autarca que liderou a remodelação da praça em 1961. Depois do cantar dos parabéns e da partilha do bolo alusivo foi inaugurada a exposição dedicada aos 100 anos da praça, patente na Galeria Municipal de Arruda (Centro Cultural do Morgado).
Uma mostra original que conta, também, a história da praça e que apresenta parte da colecção de cartazes reunida por Catarina Bexiga. Já a partir de dia 16, os 100 anos da Praça José Marques Simões dão mote às duas corridas da feira taurina arrudense. Na noite de dia 16 (22h00), a empresa Toiros com Arte promove uma corrida de gala à antiga portuguesa com os cavaleiros Miguel Moura, António Prates e António Telles Filho.
Os toiros são da Ganadaria José Luís Cochicho e as pegas da responsabilidade dos Grupos de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira e de Arruda dos Vinhos. Já na noite de dia 17, o concurso de pegas será protagonizado pelos grupos de forcados amadores de Lisboa e de Arruda dos Vinhos. Com toiros de Falé Filipe actuam os cavaleiros João Moura Caetano, Paco Velasquez e Tristão Ribeiro Telles.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana