Jorge Talixa
Vilafranquense empata com Farense e complica aspirações
A União Desportiva Vilafranquense esteve a ganhar até muito perto do fim da partida, mas uma grande-penalidade ao minuto 85 deu o empate ao Farense e impediu os ribatejanos de se aproximarem do terceiro lugar. A dez jogos do fim ainda muito pode acontecer, mas o Vilafranquense terá que recuperar seis pontos se quiser chegar ao play-off de subida. Na próxima jornada joga em Penafiel.
União Desportiva Vilafranquense e Sporting Farense disputaram, na manhã de sábado, uma partida importante para a definição dos primeiros lugares da II Liga. Separadas por cinco pontos e colocadas no terceiro e no quinto lugares da tabela, as duas equipas mantêm aspirações de subida.
Passaram, recentemente, por mudanças nas equipas técnicas (entradas de Ricardo Chéu e de José Mota) e têm manifestado alguma “irregularidade” nos últimos jogos. Começaram melhor os ribatejanos que, logo ao minuto 7, obrigaram o guardião Ricardo Velho a duas defesas apertadas. Primeiro foi Leo Alaba a atirar à baliza, numa bola bombeada que quase beijou a trave.
Depois foi Sílvio num remate rasteiro a obrigar o guarda-redes algarvio a defesa apertada. A partir daí o jogo revelou-se equilibrado, sem grandes oportunidades de golo e quase sem remates à baliza de Pedro Trigueira. No arranque da segunda metade da partida os dois técnicos não mexeram nas equipas, mas o jogo mudou de figura.
Logo o minuto 47, Marco Matias perdeu a bola a meio-campo e Bernardo Martins aproveitou para um remate forte de fora da área que passou por cima da barra – estava dado o primeiro aviso pelos ribatejanos. Já o minuto 54 foi Vítor Gonçalves a cabecear com algum perigo dentro da área de Vila Franca. Até que ao minuto 65, numa excelente jogada do ataque do Vilafranquense surgiu o primeiro golo da partida.
Bola lançada pela esquerda, Sílvio flectiu para o interior e serviu Belkheir que, dentro da área, de costas para a baliza, amorteceu a bola para Bernardo disparar forte para o fundo das redes. Tentou responder o Farense e, ao minuto 85, o recém-entrado Matheus Oliveira “arrancou” uma grande-penalidade, derrubado por Anthony Correia.
Na conversão, Pedro Trigueira esteve muito perto de travar o remate de Rui Costa, mas não conseguiu evitar o golo da igualdade. Com este resultado, o Farense é terceiro com 42 pontos, o Académico de Viseu soma 38 e o Vilafranquense é quinto com 37.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments