Vila Franca vai ter sete balcões SNS 24
- Jorge Talixa
- 29 de out. de 2022
- 2 min de leitura

Sete balcões SNS 24 vão abrir nas próximas semanas no concelho de Vila Franca de Xira, instalados em três lojas do munícipe, dois centros comunitários e duas delegações de juntas de freguesia. O termo de adesão ao projecto, desenvolvido em articulação com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) , foi assinado esta semana, numa cerimónia em que participaram os presidentes da ARS-LVT, da Câmara de Vila Franca e das juntas da Póvoa e do Forte e da Castanheira e Cachoeiras.
Com estes balcões, “a população do concelho passa a ter acesso a serviços digitais e de telessaúde de forma rápida, mais próxima, eficiente e segura. Entre outros serviços é possível marcar consultas, realizar teleconsultas, renovar receitas, consultar exames ou atualizar dados de utente”, sublinha a Câmara de Vila Franca de Xira, vincando que estes balcões SNS 24 vão funcionar nas lojas do munícipe de Vila Franca, Alverca e Póvoa de Santa Iria, nos centros comunitários de Povos e de Arcena e nas delegações de Junta do Forte da Casa e das Cachoeiras. Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara vila-franquense, observou que esta medida reflete uma vontade: servir melhor as pessoas.
“A abertura destes balcões tem esse exclusivo objetivo: ajudar o Serviço Nacional de Saúde, aliviando-o de um conjunto de tarefas que podem ser feitas fora dos Centros de Saúde, e também ajudar as pessoas permitindo-lhes aceder comodamente a serviços de cariz mais administrativo, sem terem de se deslocar obrigatoriamente ao Centro de Saúde”, salientou o edil. Já Luís Pisco, presidente do conselho diretivo da ARS-LVT, referiu que “nestas alturas é importante juntar esforços” e que Vila Franca de Xira é um exemplo desta união a nível nacional.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana