Jorge Talixa
Vila Franca vai ter sete balcões SNS 24

Sete balcões SNS 24 vão abrir nas próximas semanas no concelho de Vila Franca de Xira, instalados em três lojas do munícipe, dois centros comunitários e duas delegações de juntas de freguesia. O termo de adesão ao projecto, desenvolvido em articulação com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) , foi assinado esta semana, numa cerimónia em que participaram os presidentes da ARS-LVT, da Câmara de Vila Franca e das juntas da Póvoa e do Forte e da Castanheira e Cachoeiras.
Com estes balcões, “a população do concelho passa a ter acesso a serviços digitais e de telessaúde de forma rápida, mais próxima, eficiente e segura. Entre outros serviços é possível marcar consultas, realizar teleconsultas, renovar receitas, consultar exames ou atualizar dados de utente”, sublinha a Câmara de Vila Franca de Xira, vincando que estes balcões SNS 24 vão funcionar nas lojas do munícipe de Vila Franca, Alverca e Póvoa de Santa Iria, nos centros comunitários de Povos e de Arcena e nas delegações de Junta do Forte da Casa e das Cachoeiras. Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara vila-franquense, observou que esta medida reflete uma vontade: servir melhor as pessoas.
“A abertura destes balcões tem esse exclusivo objetivo: ajudar o Serviço Nacional de Saúde, aliviando-o de um conjunto de tarefas que podem ser feitas fora dos Centros de Saúde, e também ajudar as pessoas permitindo-lhes aceder comodamente a serviços de cariz mais administrativo, sem terem de se deslocar obrigatoriamente ao Centro de Saúde”, salientou o edil. Já Luís Pisco, presidente do conselho diretivo da ARS-LVT, referiu que “nestas alturas é importante juntar esforços” e que Vila Franca de Xira é um exemplo desta união a nível nacional.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana