Jorge Talixa
Vila Franca investe 4 milhões para reparar danos das intempéries
A Câmara de Vila Franca de Xira está a investir mais de 4 milhões de euros em obras de reposição e reparação de infraestruturas e equipamentos públicos municipais afectados pelas cheias e inundações de Dezembro de 2022 e Janeiro de 2023.
Ao todo, deverão ser realizadas 61 intervenções, num investimento global de 4, 017 milhões de euros, comparticipados em 1, 606 milhões pelo Orçamento do Estado. As intervenções já desenvolvidas e em curso abrangem a reparação de danos diversos em edifícios e construções municipais e equipamentos urbanos complementares e de lazer.
Na reparação e construção de taludes e muros de suporte de imóveis de propriedade municipal serão gastos 1, 9 milhões e em escolas cerca 1, 34 milhões. Serão, também abrangidos uma biblioteca (49 mil euros), museus (136 mil), pavilhões municipais (98 mil), piscina (38 mil), centro de estudos (9, 9 mil), centros comunitários (66 mil), parque de campismo (13, 9 mil), quintas municipais (145 mil euros), habitações municipais (77 mil) e uma passagem superior (65 mil).
O Município atribui, também, no âmbito do Regulamento Administrativo aprovado, a concessão de apoios financeiros a famílias, empresas e associações afectadas pelas intempéries no valor global de 208 mil euros, abrangendo 21 famílias, 2 empresas e 11 associações, com o objetivo de “garantir as condições básicas e essenciais necessárias à reposição da normalidade da vida económica e social”.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments