Vila Franca apoia associações com 800 mil euros

A Câmara de Vila Franca de Xira aprovou, esta quarta-feira, por unanimidade, uma proposta de apoio às actividades regulares do movimento associativo. No âmbito do chamado Programa de Apoio ao Movimento Associativo (PAMA) serão, assim, atribuídos cerca de 800 mil euros a 122 colectividades, associações e instituições particulares de solidariedade social do concelho.
Fernando Paulo Ferreira, presidente da edilidade, observou que esta proposta segue a linha de aumento progressivo das verbas atribuídas que tem sido seguida nos últimos anos. “São cerca de 800 mil euros que servem para auxiliar o movimento associativo e assegurar a sua actividade regular”, vincou o edil.
Ana Afonso, vereadora da Coligação Nova Geração (PSD/PPM/MPT), quis saber por que é que o número de eventos desportivos contemplados diminui para 61 por comparação com os 70 do ano passado. Fernando Paulo Ferreira explicou que diversas associações têm optado, de acordo com o novo regulamento, por candidatar eventos que organizam a mecanismos de apoio pontual e específico e não ao apoio anual para actividades regulares.
Já Barreira Soares, vereador do Chega, quis saber por que é que algumas associações de pais também são contempladas. Fernando Paulo Ferreira explicou que, no concelho, são várias as associações de pais que “desenvolvem um papel muito relevante” na organização das actividades de prolongamento escolar (Escola a Tempo Inteiro) e junto dos respectivos agrupamentos escolares.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana