• Jorge Talixa

Vialonga está em festa até dia 15


As tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Assunção regressam a Vialonga já de 12 a 15 de Agosto. Organizados integralmente pela Junta de Freguesia, os festejos apostam num misto entre a apresentação de agrupamentos locais (10) e algumas figuras conhecidas da música nacional como Rute Marlene. Haverá, também, as tradicionais actividades religiosas, exposição, folclore e cavalhadas.


O novo executivo da Junta de Freguesia de Vialonga decidiu assumir directamente a organização das Festas em Honra de Nossa Senhora da Assunção. O presidente da autarquia local, João Tremoço, admite que sebesse o que sabe hoje talvez tivesse optado por outra solução, pelo menos com maior envolvimento de uma entidade externa com mais experiência nestas coisas.


Apesar de tudo, o autarca vialonguense acredita que foi possível organizar um programa interessante e diversificado e acredita que a população vai apreciar as festas de Agosto, este ano com palcos instalados no Adro da Igreja e na zona do Mercado de Levante – o tradicional espaço junto ao Pavilhão do Vialonga está ocupado com as instalações provisórias da Escola do Cabo, que está a passar por obras de remodelação e ampliação.


No Adro da Igreja ficará o palco da Junta e no espaço do mercado de levante um camião TIR adaptado a palco já com todos os equipamentos. “Triplica o espaço. Agora é a igreja, o Casal dos Mortais e o mercado. Triplica o espaço, em cabos,em tudo, em contadores da EDP. Os valores vão ser muito superiores o que estávamos habituados”, avisa João Tremoço, frisando, contudo, que acha que foi possível organizar “um cartaz agradável para a primeira vez”.


O Voz Ribatejana notou que há uma aposta forte nos grupos locais. “Queremos os nossos grupos, que actuam nas Festas de Vialonga através do PAMA (Programa de Apoio Municipal ao Movimento Associativo). Mas queremos também ter qualquer coisa de fora. Temos, assim, este conjunto de artistas, coma Rute Marlene, a Edna Pimenta (música brasileira), o Tributo ao Bob Marley”, salienta João Tremoço, explicando que houve a preocupação de procurar diversidade, porque Vialonga é, também, uma freguesia com comunidades diversas.


“Temos uma comunidade africana grande e temos o Tributo ao Bob Marley. Temos também uma comunidade brasileira grande e temos a Edna Pimenta. No último dia será o rock dos anos 60 a 80 com o “Sérgio & Animais”. Na sexta-feira teremos, também, os Geração 2000, que são da Granja e foram contactados pela Junta”, sublinha o autarca vialonguense, reafirmando que procura sempre fazer prevalecer a comunidade de Vialonga.


“Não é por acaso que em todas as nossas iniciativas, se tivermos que comprar alguma coisa primeiro é sempre com o comércio local. Se tivermos condições de ajudar quem é da freguesia é isso que fazemos”, garante. Realce, também, para o folclore (tarde de sábado), para as cavalhadas (tarde de domingo) e para a tradicional procissão em Honra de Nossa Senhora da Assunção (18h00 de dia 15).


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações