• Jorge Talixa

Utentes da Castanheira reclamam respostas da saúde


Cerca de 50 utentes dos serviços de saúde da Castanheira do Ribatejo participaram numa reunião alargada promovida na passada sexta-feira. Os responsáveis locais e regionais da saúde e os autarcas locais não comparecerem, mas a reunião serviu para discutir alguns dos muitos problemas de funcionamento do Centro de Saúde castanheirense. Em curso está, também, a recolha de um abaixo-assinado e a Comissão de Utentes da Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras vai ser recebida, no dia 7, no Ministério da Saúde.


A falta de médicos e de funcionários e as constantes dificuldades na marcação de consultas e no atendimento telefónico no Centro de Saúde da Castanheira do Ribatejo foram os principais temas abordados, assim como a necessidade de (re) abertura de um serviço de atendimento complementar no Centro de Saúde de Vila Franca de Xira. Pedro Gago, presidente da direcção da Comissão de Utentes,


lamentou a ausência dos autarcas e dos responsáveis regionais da saúde convidados para esclarecer a população. “Dá-lhes mais interesse ir às festas. A população não lhes dá interesse nenhum”, observou Pedro Gago, despoletando uma onda de reclamações de vários dos presentes,


desde a senhora que contava que foram precisos 18 dias para lhe marcaram uma consulta ou a outra participante que explicava que é doente crónica e teve que ligar para a Linha Saúde 24 para “obrigarem” o Centro de Saúde a passar uma receita. “Fizemos todas as diligências para que pudessem estar aqui as pessoas que nos poderiam dar respostas. E se não há respostas, por que é que não?


Há limitações financeiras ou há outras razões?”, questionou Nelson Soares, presidente da mesa da assembleia-geral da Comissão de Utentes. Pedro Gago lamentou, também, a falta de respostas da Câmara e da Junta da Castanheira aos pedidos da Comissão para que sejam criados serviços de transporte regular para as pessoas com maior dificuldade de deslocação entre a Castanheira e o atendimento complementar que funciona na Póvoa de Santa Iria e entre os lugares da freguesia e o Centro de Saúde.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana


Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações