ULS promete criar mais uma Junta Médica
A Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo está a preparar “a criação de mais uma junta médica de avaliação para incapacidade”. A existente funciona no Centro de Saúde do Forte da Casa e pretende-se que a nova fique sediada “noutra zona” da região para “melhorar a capacidade de resposta atual”. Segundo a ULS, prevê-se que esta segunda junta médica inicie funções no próximo mês de Outubro.
“Desde o antigo Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo, que a junta médica para avaliação de incapacidade funciona no Centro de Saúde do Forte da Casa, realizadas por médicas com competência para o desempenho desta atividade em prestação de serviços, sobre a orientação da Unidade de Saúde Pública”, sublinha a Unidade Local de Saúde, frisando que, em dezembro de 2023, existiam 1802 pedidos em espera, tanto de pedidos para primeiros atestados multiusos como para reavaliações.
“Desde que a ULS Estuário do Tejo iniciou funções em janeiro de 2024, que é uma preocupação o tempo de espera para os pedidos dos utentes, agravado ainda pelo período pandémico Covid-19 em que as mesmas estiveram paradas”. “Aos 1802 pedidos pendentes em dezembro de 2023, soma-se 1057 pedidos realizados nos primeiros 6 meses deste ano, perfazendo um total de 2859 pedidos.
No presente momento, o total de pedidos em espera é de 1021, sendo a data dos requerimentos mais antigos a aguardar resposta de março de 2023. Sabendo que esta situação, apesar dos esforços tidos pela equipa de profissionais no terreno, continua a apresentar limitações, a ULS Estuário do Tejo está empenhada numa solução, que passará pela criação de mais uma junta médica de avaliação de incapacidade, para melhorar a capacidade de resposta atual”, salienta.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments