• Jorge Talixa

“Tertúlias e Tradições” dinamizam Vila Franca


“Tertúlias e Tradições” é o lema do programa dinamizado pelas tertúlias vila-franquenses que está a decorrer de 23 a 29 de Setembro. Um programa que antecede a centenária Feira de Outubro que inclui colóquios, jantar tertuliano, feira das sopas, noite de fados, sevilhanas e outras actividades.


Tal como aconteceu no Colete Encarnado, as tertúlias tauromáquicas vila-franquenses envolvem-se na organização de um conjunto de actividades que antecipa a Feira de Outubro. Já na passada sexta-feira, a Associação das Tertúlias Tauromáquicas de Vila Franca de Xira (ATTCVFX) organizou um jantar com os intervenientes nos cartéis da Feira de Outubro.


A iniciativa decorreu na tertúlia ‘O Mata Cavalos’, com o objectivo, para além do convívio entre os tertulianos, de “conversar com as figuras que vão estar presentes na Palha Blanco no decorrer da semana da Feira Anual de Vila Franca Xira”.


Neste sábado (19h00) realiza-se a já tradicional Feira das Sopas, organizada pelo Clube Taurino Vilafranquense, em parceria com as tertúlias “Ao Redor do Copo” (sopa de tomate), Porta Grande (sopa à ribatejana), “O Mata Cavalos” (sopa da minha aldeia, “Rédea Curta” (sopa azeda) e “Os Foras e os Bravos” (sopa à lavrador). A iniciativa decorre na Praça de Toiros Palha Blanco.


No dia 25, a ATTCVFX vai promover um passeio no Barco Varino seguido de almoço. “Um dia de diversão, de amizade e de união entre tertúlias”, sublinha a associação. A concentração será às 9h00 no Cais de Vila Franca Xira. A chegada do Cruzeiro no Rio Tejo está prevista para as 12h00, seguida de deslocação para o Mártir Santo para almoço junto a Capela.


À tarde haverá visita à capela para observação da Exposição “Da Montanha às Lezírias”, seguida de animação musical. Guilherme Nunes, presidente da ATTCVFX, salienta que esta ideia proposta pelas tertúlias tem como objectivo “mexer com Vila Franca de Xira e aproveitar semana que antecede a feira. Resolvemos pôr mãos à obra e criar o “Tradições e Tertúlias” para a semana de 23 a 30 de Setembro.


É uma semana cheia de actividade”, sustenta o dirigente da Associação de Tertúlias, agradecendo a todos os tertulianos envolvidos e também à Câmara e à Junta de Vila Franca, à Santa Casa da Misericórdia, ao Clube Taurino e à Tauroleve. “Todos juntos conseguimos muito”, vincou Guilherme Nunes, realçando também a passagem de filmes sobre a antiga Vila Franca (26) e o colóquio sobre os 90 anos dos Forcados (27).


Para dia 28 está marcada uma noite de fados e sevilhanas na Palha Blanco e, no dia 29, no Clube Vilafranquense (21h00), haverá, ainda, um colóquio subordinado ao tema “Vila Franca de Xira: Passado, Presente e Futuro”.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana


Tags:

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
christmas-1089310_960_720_edited.jpg

Contador de Visualizações