Jorge Talixa
Samora Correia em festa até dia 21
A cidade de Samora Correia está em festa de 17 a 21 de Agosto, com as tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora de Oliveira e de Nossa Senhora de Guadalupe organizadas pela ARCAS. A grande festa anual samorense aposta muito nas tradições ribatejanas com oito largadas de toiros, três encierros e uma corrida de toiros.
Não faltarão a boa gastronomia da Lezíria e muitos momentos de animação, com folclore, sevilhanas e concertos. A tradicional procissão terá lugar na tarde de dia 21. O programa abriu na noite de quarta-feira com um cortejo a cavalo que acompanhou as imagens de Nossa Senhora de Guadalupe e de São João Baptista até à Igreja Matriz. Seguiu-se o Rito da Luz e a Procissão das Velas.
Já hoje, quinta-feira (Dia das Tertúlias), haverá inauguração de uma exposição sobre três séculos de história da Igreja Matriz de Samora Correia. Haverá, também, concentração de tertúlias, garraiada e entrada de toiros seguida de largada. À noite abre a feira de artesanato e actua Miguel Azevedo.
Na sexta-feira (Dia do Emigrante), o programa organizado pela Associação “Amigos de Samora” inclui nova largada, sevilhanas e actuação dos Baila Maria. Já no sábado (Dia do Campino), destaque para as provas de campinos pela manhã, desfile etnográfico (16h00), festival de folclore (21h00) e concerto de Rosinha.
No domingo (Dia da Padroeira), o cortejo de Nossa Senhora de Alcamé realiza-se a partir das 16h00 e a procissão solene a partir das 18h00. À noite actuam os Pearl Band. Já na segunda-feira, a encerrar os festejos, haverá corrida de toiros.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments